Professor de Psicologia da UFSC lança hoje livro sobre linguística e pscicanálise
Uma releitura do Curso de Lingüística Geral. É o que propôs o professor do Departamento de Psicologia da UFSC, Maurício Eugênio Maliska, em seu livro “Entre Lingüística e Psicanálise” que será lançado nesta terça-feira, 27/4, às 18h, no hall do prédio B do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. O Curso de Lingüística Geral é considerado o livro base da Lingüística moderna. Foi a partir dele que os discípulos de Saussure colocaram a Lingüística no campo da ciência.
Ferdinand de Saussure foi um lingüista suíço formado em Filologia clássica, estudos da linguagem que procuravam investigar e comparar textos antigos, entre outras coisas, para dar sentido à língua em uso. Em 1880 ministrou na Escola de Altos Estudos de Paris um curso livre em que difundia, sem saber, a base da lingüística moderna. Seus alunos Charles Bally e A. Sechehaye, com as anotações de sala de aula, publicam em 1916 o Curso de lingüística geral, obra com créditos totalmente atribuídos a Saussure.
De acordo com Maliska, “Entre Lingüística e Psicanálise” é uma tentativa de apresentar uma leitura do Curso de lingüística Geral permeada sobretudo pelo conceito de real em Psicanálise. Esse leitura aponta para o real presente no ponto principal da causalidade e chama a atenção para a relação que mantêm com aquilo que é da ordem do impossível. “O real segundo Saussure é a relação com o impossível, aquilo que não cessa de não se inscrever, não está numa relação causal clássica”, explica Maliska.
Mais informações com o professor Maliska pelo telefone 9127-8292 ou pelo e-mail mmaliska@yahoo.com.br