Novo Formulário de Extensão da UFSC on-line a partir de 19 de abril

16/04/2004 17:27

As atividades de extensão realizadas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) são o elo entre a instituição e a comunidade.

Pensando em fortalecer o acompanhamento dessas atividades, é que a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCE) junto com o Departamento de Apoio à Extensão (DAEX) e Câmara de Extensão da UFSC fizeram alterações no formulário de tramitação e registro das atividades de extensão.

As alterações estão disponíveis no endereço www.prce.ufsc.br, a partir de 19 de abril.

A principal mudança é que não só o coordenador do projeto, mas também professores e servidores técnico-administrativos, poderão realizar a inscrição da atividade. Todos vão receber uma senha para dar encaminhamento aos projetos de extensão.

Além disso, o novo formulário poderá ser preenchido de forma mais fácil, em várias etapas, descrevendo de forma mais efetiva a atividade de extensão.

Será permitida também a inclusão de novos participantes a qualquer tempo das etapas do processo de inscrição.

O novo formulário terá mais campos de preenchimento, mas a partir da informação do número de registro no SIAPE, para professores e servidores, e da matrícula para os alunos, as informações do coordenador e dos demais participantes serão inseridos automaticamente. Para maioria dos demais dados basta clicar numa lista apresentada no site. Em caso de dúvida, sempre existe um botão de ajuda.

A idéia é suprir a falta de informações sobre os projetos. Hoje a PRCE só conhece as intenções de se realizarem as atividades de extensão.Não existe a obrigatoriedade dos coordenadores apresentarem relatórios de conclusão do projeto realizado. A UFSC não sabe se os registros de atividades de extensão se reverteram em ações efetivas.

No novo formulário, o relatório de conclusão da atividade de extensão é obrigatório. O projeto só receberá o seu número de registro, após ter seu relatório aprovado pelo Departamento correspondente. Na inscrição o projeto apenas terá um número de protocolo.

As vantagens dessas alterações é que a UFSC poderá enviar relatórios periódicos, com dados sobre as atividades de extensão, de seus professores e servidores, tanto as registradas, como as em andamento, as encerradas e as pendentes.

Será também possível, a partir as alterações, criar um site na Internet, com informações específicas sobre as ações de extensão da universidade.

As atividades de extensão poderão ser solicitadas pela comunidade, de quaisquer órgãos da universidade ou iniciativa dos próprios Departamentos.

A PRCE e o DAEX colocam-se a disposição para ajudar os departamentos.