Secretário da SESU participa da reunião do Conselho Pleno da Andifes

18/03/2004 19:32

Ao abrir a 59ª Reunião do Conselho Pleno da Andifes, em Brasília,

hoje, 18, a presidente da Associação, reitora Wrana Panizzi, deu as

boas-vindas ao secretário de Educação Superior, Nelson Maculan, que fez uma breve exposição aos cerca de 35 dirigentes das instituições federais de ensino superior (IFES), que estavam no auditório, sobre a atuação do MEC junto ao ensino público superior.

Ele mostrou-se aberto ao diálogo e ciente das questões emergenciais

apresentadas pela Andifes ao MEC, garantindo que será dado o devido

encaminhamento a cada um dos diversos itens relacionados, que abrangem

basicamente o quadro funcional, a execução financeira, o orçamento e a

gestão das IFES. Na última terça-feira (16), a Diretoria da Andifes

retomou o assunto – que havia sido exposto ao MEC em um ofício encaminhado pela Andifes no início de fevereiro – em uma reunião com o secretário Executivo do MEC, Fernando Haddad. O resultado do encontro foi satisfatório, segundo relatou a presidente da Andifes, uma vez que Haddad demonstrou o seu interesse efetivo sobre as especificidades das IFES, garantindo uma resposta às reivindicações apresentadas até o dia 25 de março.

Maculan disse que o MEC criará uma comissão para elaborar a matriz de

orçamento das IFES, corrigindo, inclusive, qualquer erro que tenha sido registrado anteriormente na distribuição das verbas. Ao deixar a reunião, o secretário da SESU registrou sua grande satisfação por estar na Andifes e convidou cada um dos dirigentes a intensificar o diálogo com o a Secretaria.

Outro assunto colocado em pauta foi o Decreto nº. 4992, que prevê o

empenho dos recursos do orçamento até o dia 31 de março, o que vem

causando um grande desconforto entre as IFES. A partir de sua publicação, no início de fevereiro, a Andifes apresentou ao MEC as dificuldades das instituições em empenhar recursos agora, comprometendo o orçamento do ano inteiro com as despesas fixas, como água, luz e telefone. O secretário Executivo do MEC disse na terça-feira, segundo a presidente da Andifes, que priorizará a ampliação do orçamento, buscando junto à área econômica do Governo um reforço à Emenda Andifes – que está prevista em R$ 55 milhões para 2004. Depois ele verificará a possibilidade de abrir alguma exceção no Decreto.

Vagas públicas nas particulares

A criação de vagas públicas nas universidades particulares, dentro

do programa Universidade para Todos do MEC, também entrou na pauta da

reunião do Conselho Pleno. De comum acordo, os dirigentes posicionaram-se contra essa medida do Governo e a Andifes deve apresentar em breve um manifesto sobre o tema.

Informações: Assessoria de Comunicação Andifes