Pacientes portadores de obesidade mórbida se reúnem na UFSC
Uma reunião de pacientes portadores de obesidade mórbida interessados em fazer a cirurgia bariátrica (para redução de estômago) será realizada na próxima segunda-feira, dia 1 de março, às 10h na Sala dos Conselhos da Reitoria da UFSC. A reunião vai contar com a presença do médico do hospital Universitário Celso Empinotti que irá esclarecer aos pacientes o processo de realização da cirurgia.
O grupo de pacientes convidou para participar do encontro o deputado estadual Valmir Comin, que integra a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, com o intuito de criar uma associação catarinense dos obesos mórbidos. Essa associação teria como objetivo garantir leitos nas UTI’s de hospitais públicos do estado para a realização de cirurgias bariátricas, além do acompanhamento pós-cirúrgico.
A obesidade mórbida é uma doença que vem atingindo grande parte da população mundial e que causa uma série de outros problemas graves de saúde, tanto orgânicos quanto psicológicos, colocando a vida do paciente em risco. Esta doença está presente em todas as classes sociais e em todas as idades, inclusive em crianças.
A cirurgia de redução de estômago é hoje um dos últimos recursos para as pessoas que sofrem de obesidade mórbida, ou seja, que estão com o índice de massa corpórea superior a 35%. No primeiro ano após a cirurgia, o paciente consegue perder até 60% do excesso. Durante os primeiros cinco anos da operação o paciente deverá ter um acompanhamento médico freqüente.