Universidade realiza I Congresso Brasileiro sobre Habitação Social
O Grupo de Estudos de Habitação (Ghab) e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC promovem, de 27 a 29 de agosto, o I Congresso Brasileiro sobre Habitação Social – Ciência e Tecnologia (I CTHab-Brasil). O congresso, que será realizado no Bristol Castelmar Hotel, busca divulgar os trabalhos em habitação social para promover a troca de experiências e a disseminação do conhecimento dos diferentes grupos de pesquisa em atividade no Brasil. Pretende-se também aproximar a comunidade científica dos interessados pelos resultados das pesquisas em habitação: o setor público, os profissionais do projeto e a sociedade em geral.
Conferências, mesas-redondas, trabalhos técnico-científicos e painéis vão concentrar as discussões sobre a Habitação de Interesse Social, abordando aspectos como concepção, uso e avaliação do espaço, aspectos sociais, econômicos, culturais e do desenvolvimento tecnológico.
No dia 27 de agosto, a conferência de abertura com o historiador e antropólogo Roberto DaMatta terá como tema ‘Notas sobre o Espaço à Brasileira: A Casa como um Sistema Cultural’. DaMatta foi professor do Museu Nacional e da Universidade de Notre Dame, Indiana, nos Estados Unidos, é colunista do Estado de São Paulo e autor de clássicos do pensamento social brasileiro como Carnavais, Malandros e Heróis, A Casa & a Rua, Relativizando: Uma Introdução à Antropologia Social; Conta de Mentiroso e Aguias, Burros e Borboletas.
A mesa-redonda ‘Habitação Social no 3º Milênio’ será realizada no dia 28 e reunirá pesquisadores, representantes de órgãos estatais e técnicos para debater sobre a problemática habitacional voltada às populações de menor poder aquisitivo. Serão tratados temas como evolução histórica, a questão fundiária, a qualidade do projeto como estratégia para a fixação do homem à moradia, suporte técnico para o setor e as possibilidades de financiamento.
Em paralelo, será realizada a Mostra de Produtos e Equipamentos para Habitação Social. Serão expostos materiais, componentes, máquinas e ferramentas voltados para a habitação social e para o bem estar das populações moradoras.
A realização do I CTHab – Brasil e da Mostra de Produtos e Equipamentos para Habitação Social faz parte da comemoração dos dez anos do Ghab. Na ocasião, será lançado o Caderno GHab 10 anos, que incluirá pesquisas e outros trabalhos sobre Habitação de Interesse Social realizados dentro e fora do grupo. O objetivo da publicação é estimular o intercâmbio do grupo com outros centros de pesquisa do país e do mundo.
O Grupo de estudos da habitação – Ghab foi criado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC com o objetivo de estudar um dos problemas de maior relevância no país – o abrigo – e contribuir para melhorar as condições habitacionais das populações de menor poder aquisitivo. Os principais objetivos do grupo são desenvolver a pesquisa na área de habitação visando a satisfação do usuário, a qualidade da produção e a redução dos custos, e agrupar os estudos sobre a área visando o incremento das pesquisas na área. As inscrições devem ser feitas no site do evento até o dia 30 de junho. Mais informações no site www.cthab.ufsc.br.


































