UFSC promove Dia do Lazer Ativo

04/04/2002 15:47

A UFSC vai participar das comemorações do Dia Mundial da Saúde realizando, no próximo dia 7, o Dia do Lazer Ativo no Campus. Uma série de atividades serão feitas, incluindo exercícios físicos, shows musicais e recreação para crianças. Já estão confirmadas apresentações de dança do ventre, capoeira e de grupo folclórico. Este ano, o Dia Mundial da Saúde tem como tema a promoção da atividade física.

A abertura do evento será às 8h30min, com apresentação musical e uma sessão de ginástica. Em seguida, os participantes poderão usar as quadras e ginásios do Centro de Desportos da UFSC, para jogar tênis, basquete, voleibol, fazer aeróbica e danças. Em todas as quadras haverá um professor ou acadêmico do CDS para orientar o público. Às 10h, será feita uma caminhada de aproximadamente quatro quilômetros pelo Campus. Em seguida, haverá demonstrações de alongamento, ioga e tai-chi. As atividades da parte da manhã serão encerradas com a apresentação de uma banda, às 11h30min. Às 14h, haverá um passeio orientado no Parque Municipal do Córrego Grande, que conta com o acompanhamento de um biólogo para falar sobre o meio-ambiente.

A programação do Dia do Lazer Ativo no Campus inclui também atividades paralelas, como sorteio de brindes, feira de informações para esclarecer as pessoas sobre atividades físicas, estilo de vida e saúde, avaliação física dos participantes e Rua de Recreação Infantil da Prefeitura de Florianópolis. Todas as atividades serão gratuitas e acontecerão no campus da universidade. Pessoas de todas as idades poderão participar.

A promoção é do Centro de Desportos, com coordenação do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde. Estudo realizado por integrantes do Núcleo revelou que 60% dos trabalhadores não realizam nenhum tipo de exercício, o que os coloca no grupo propenso a ter doenças cardiovasculares. Além dos problemas cardiovasculares, o sedentarismo é fator de risco de doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer.

Mais informações pelo telefone 331 8519 ou 331 7089.