Editora da UFSC lança Preservação urbana: gestão e resgate de uma história – patrimônio de Florianópolis
A editora da Universidade Federal de Santa Catarina está lançando o livro Preservação urbana: gestão e resgate de uma história – patrimônio de Florianópolis, de autoria da arquiteta Betina Adams. O lançamento acontece no dia 14 de março, das 19 às 22 horas, no Armazém Vieira, primeiro prédio tombado em Santa Catarina por iniciativa do proprietário e reconhecido como valor histórico em 26/04/1984, pela Câmara de Vereadores de Flórianópolis.
O evento inaugura também uma exposição do artista plástico e especialista em conservação e restauração de bens móveis, Aldo Nunes, cujas aquarelas ilustram a obra da pesquisadora. O livro foi publicado em co-edição com o Ministério da Cultura (Fundo Nacional de Cultura) e Associação de Profissionais de Educação e Cultura (Abec), com apoio de várias outras entidades e instituições.
Apresentando uma abordagem inédita e inovadora, oferece informações e subsídios para todos aqueles interessados em manter e restaurar o patrimônio artístico e cultural. Embora acessível a leitores de todas as áreas, a obra tem caráter científico, sendo fruto da dissertação de mestrado defendida, na UFSC, junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia. Betina trabalha no Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) e atua junto a entidades nacionais e internacionais. Aldo Nunes foi diretor do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) e destaca-se, até hoje, como defensor do patrimônio artístico e cultural de Florianópolis.





























