Abertas inscrições para o Programa de Bolsas da União Européia para a América Latina

08/12/2003 16:17

Estão abertas até janeiro de 2004 as inscrições para o processo de seleção do Programa de Bolsas da União Européia para a América Latina(Programa Alban). O programa concede bolsas de pós-graduação da União Européia para a América Latina, a fim de proporcionar um aprimoramento de currículo aos alunos de pós-graduação e especialização.

Criado em 2002 para ampliar a cooperação do bloco de países europeus com os latino-americanos, o Programa Alban lançou em outubro de 2003 seu segundo processo de convocação para a concessão de bolsas de estudos. As bolsas são exclusivas para estudos em instituições ou centros de ensino superior dos quinze países da União Européia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido e Suécia). Seu valor cobre parte dos custos com as taxas estudantis, viagem e subsistência durante o período de formação.

A contribuição máxima da Comissão Européia para o Programa Alban é de 1.500 euros mensais para projetos de mestrado ou doutorado e de 2.500 euros para especializações. No total, a União Européia irá contribuir com um máximo de 75% do custo total da formação. Assim, cada projeto terá de receber um mínimo de 25% de financiamento externo.

A duração das bolsas pode ser de seis a 36 meses e o início do período de estudos para os selecionados pelo programa será em setembro de 2004, mês em que tradicionalmente começa o ano letivo europeu.

Podem concorrer a uma das bolsas concedidas pelo programa os cidadãos residentes em dezoito países latino-americanos indicados pelo programa. Além do Brasil, estão na lista Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela).

Estes candidatos devem ter concluído a formação mínima equivalente para serem aceitos em cursos de pós-graduação (mestrado ou doutorado) e de especialização pelas instituições do programa. É necessário que o interessado comprove o apoio de uma instituição de ensino superior de seu país de origem para o projeto de formação.

Além disso, o candidato deve ter sido aceito para estudar em uma das instituições de ensino européias elegíveis de acordo com as regras das Bolsas Alban. Caso o candidato seja aceito provisoriamente por uma instituição da União Européia (em que fique, por exemplo, faltando uma prova que será aplicada após o término do prazo de inscrições), deverá obter uma carta na qual a entidade declare que o interessado se candidatou a um projeto de formação em pós-graduação para o ano letivo 2004/2005 e que cumpre todos os requisitos mínimos de admissão.

Os candidatos a um curso de mestrado ou doutorado não podem ter mais de 45 anos, isto é, devem ter nascido a partir de 1º de setembro de 1958. Para os candidatos à modalidade especialização do Programa Alban, voltada a profissionais de reconhecida experiência, é necessário comprovar tal vivência profissional com uma atuação mínima de sete anos na profissão. A faixa etária para esses candidatos é de 30 a 50 anos, isto é, devem ter nascido entre 1º de setembro de 1953 e 1º de setembro de 1973.

Cada um dos interessados deverá preparar um plano de trabalho do projeto que pretende desenvolver durante o período de estudos, que será parte integrante do processo avaliação da candidatura. O Programa Alban estabeleceu uma lista de áreas de estudo que podem ser escolhidas pelos candidatos às bolsas pelo ícone encontrado no site www.universiabrasil.net. As exceções são os cursos para aprendizagem de línguas.

Para se inscrever no Programa Alban, os interessados podem fazer a inscrição eletrônica, no site do programa ou via Correio. Os formulários, disponíveis na página do programa devem ser preenchidos e ter os demais documentos anexados e enviados para o seguinte endereço: Alban Office – Asociación Grupo Santander – Universidade do Porto – Rua de Ceuta, 118, 5º, s/35 – 4050-190 – PORTO – Portugal.

O prazo para o envio das inscrições via Correio se encerra no dia 5 de janeiro de 2004 (será considerada como válida a data de postagem do material encaminhado ao programa). Já as inscrições via eletrônica podem ser feitas até as 24h (horário da Europa Central – que tem a hora da Bélgica como referência) do dia 22 de janeiro de 2004.

Os resultados com a relação de candidatos selecionados para serem beneficiados com as bolsas do Programa Alban devem ser divulgados no mês de julho do ano que vem. A seguir, em setembro daquele mesmo ano, o programa deve lançar o terceiro processo de convocação de interessados em bolsas.

Mais informações podem ser obtidas na página oficial do programa www.programalban.org ou no link relativo às Bolsas Alban da EuropeAid

europa.eu.int/comm/europeaid/projects/alban. Os e-mails para contato são info@programalban.org ou europeaid-infoalban@cec.eu.int. Há também a possibilidade de obtenção de informações via fax, pelos números 00XX351 22 204-6159 (Porto – Portugal) ou 00XX32 2 299-1047 (Bruxelas – Bélgica).