Ciclo de Cinema e Debates exibe audiovisual sobre as relações entre cultura de vigilância e cultura midiática
O Núcleo de Antropologia do Contemporâneo (TRANSES/PPGAS/UFSC), coordenado pela professora Sônia Maluf convida para o “Ciclo de Cinema e Debates: Trânsitos Contemporâneos”, que será realizado no dia 1º de outubro, sexta-feira, às 14h30, no CineCED, no auditório do Centro de Ciências da Educação (CED).
O trabalho apresentado será o audivisual “Sujeitos Suspeitos, Imagens Suspeitas – Cultura midiática e câmeras de vigilância”, da professora Aglair Bernardo, do Curso de Cinema da UFSC, seguido de palestra e debate.
A partir das imagens produzidas pelas câmeras de vigilância na cidade de Florianópolis, o trabalho de Aglair Bernardo, doutora em Teoria Literária, problematiza as relações entre cultura de vigilância e cultura midiática. A professora mostra a pregnância da imagem na vida social contemporânea, o emprego das imagens oriundas das câmeras de vigilância como meio para o exercício de determinadas práticas de poder e de saber na cidade, bem como o papel que desempenham na atualização dos discursos em torno do mito da verdade da imagem.
Ela também aborda as relações estreitas entre as câmeras de vigilância e o panóptico de Jeremy Bentham e a crescente subordinação da paisagem urbana e da vida citadina aos sistemas de segurança e vigilância. Aglair chama especial atenção para o modo como tais dispositivos se articulam a processos sociais mais amplos que dizem respeito à produção de subjetividades no contemporâneo e à construção de fronteiras sociais.
O Ciclo de Cinema e Debates Trânsitos Contemporâneos é uma realização do Núcleo de Antropologia do Contemporâneo (TRANSES) da UFSC, e tem como objetivo abrir um espaço de diálogo crítico sobre questões do tempo presente, a partir da exibição de filmes e posterior debate entre comentadores convidados e a plateia.
Outras informações pelo e-mail marco@cfh.ufsc.br.