´A Divina Comédia` integra mostra Grandes Diretores – Manoel de Oliveira

21/05/2010 19:11

Acontece nesta terça, 25/05, no Teatro da UFSC, a sessão do filme ´A Divina Comédia` (1991) que integra a mostra Grandes Diretores – Manoel de Oliveira, premiado diretor português, homenageado no Festival de Cinema de Cannes, em 2008.

A mostra é uma atividade de caráter didático-cultural, realizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC, e segue até 30 de novembro – todas as terças, às 12h -, seguida ou antecedida de eventuais debates. As datas das sessões serão interrompidas para o recesso escolar, IV FITA, 14º FAM e feriados. A mostra tem entrada gratuita e é aberta à comunidade.

O filme será exibido em DVD, utilizando projetor de alta resolução e tela apropriada para projeção, além de equipamentos especialmente instalados para esse fim no teatro da Universidade. Os filmes da mostra fazem parte da coleção Grandes Autores – Manoel de Oliveira, contendo os DVDs e um livro, editada pela Lusomundo Audiovisuais.

Na página do DAC ( www.dac.ufsc.br) podem ser conferidas as sinopses de todos os filmes. A mostra é organizada por Zeca Nunes Pires e Camila Casseano Damazio, numa realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SecArte), com o apoio da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) da UFSC.

Sobre o filme A Divina Comédia, por Manoel de Oliveira (1991)

Afinal nós é que compomos a grande comédia humana a que chamo A Divina Comédia: o prazer pela vida, o sexo como ídolo, o poder como ambição suprema e a morte como limitação de tudo; ou a aceitação do sofrimento e da ressurreição como verdadeira glória? Eis o dilema!

Afinal um filme histórico ou, se preferirem, uma parábola sobre a civilização ocidental.

Duração: 136 min

Elenco: Maria de Medeiros, Miguel Guilherme, Luís Miguel Cintra, com participação especial de Maria João Pires

Selecionado para o Festival de Veneza 1991

SERVIÇO

O QUÊ: Apresentação do filme A Divina Comédia” (1991), da Mostra de cinema Grandes Diretores – Manoel de Oliveira.

QUANDO: terça, 25/05, às 12h. A mostra acontece até 30/11, em todas as terças-feiras às 12h, seguida ou antecedida de eventuais debates.

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade

CONTATO: Departamento Artístico Cultural (DAC) (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou www.dac.ufsc.br e dac@dac.ufsc.br

Fonte: José Wilson O. Fontenele, Acadêmico de Jornalismo da UFSC – Assessoria de Imprensa do DAC – SECARTE – UFSC, com material da coleção de DVDs e dos organizadores da mostra.