Reitor da UFSC recebe visita do Governador eleito de SC
O Governador Eleito estava acompanhado de assessores e lideranças cotadas para assumir cargos na administração estadual, como o Deputado João Henrique Blasi, o professor Jacó Anderle, o ex-deputado Miguel Ximenes, o professor Neri dos Santos e Odilon Salmória. Luis Henrique fez questão de lembrar que quando foi preso pelo regime militar, no início dos anos 60, era presidente do Centro Acadêmico do Curso de Direito da UFSC.
O governador eleito destacou três projetos que pretende desenvolver no seu governo: a pós-graduação de jovens que possam atuar em funções chaves do governo, formando o que ele chamou de “massa crítica”. O ensino das línguas chinesa e russa para executivos,já que os dois países são o futuro das exportações e é preciso fornecer condições para os empresários se relacionarem diretamente com chineses e russos. O terceiro projeto estará voltado para a integração de ações de desenvolvimento regional, estabelecendo um diálogo entre os diferentes atores, como universidades, prefeituras e órgão dos estado.
O Reitor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz colocou a UFSC à inteira disposição nestes e em outros programas, destacando o papel da universidade na pesquisa (11ª da América Latina), citando trabalhos como a maricultura e o desenvolvimento regional. O governador respondeu que os projetos “estão perfeitamente dentro da nossa filosofia”.
O Reitor referiu-se ainda à necessidade de que a Funcitec seja autônoma e que promova o incremento da C&T. O governador informou que, no seu governo, a Fundação estará ligada à nova secretaria a ser criada: a de Educação e Inovação.