Grupo mostra pesquisas com crianças de comunidades distantes na 6ª Sepex
O resultado de pesquisas realizadas com crianças em creches e pré-escolas de várias regiões do Brasil está sendo apresentado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (Nupein) durante a 6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), que acontece na UFSC no período de 16 a 19 de maio. Painéis, fotografias, desenhos, banners e a exibição de curtas-metragens em um laptop ajudarão o público a conhecer as diferentes formas de manifestação de crianças quando estimuladas a expressar seus desejos e contar histórias sobre a vida em suas comunidades.
Em uma oficina ministrada no Vale do Jequitinhonha, por exemplo, crianças fabricaram, com a ajuda de um grupo de sociólogos e antropólogos, máquinas fotográficas artesanais para registrar o modo de vida e os rituais realizados na comunidade. No interior da Amazônia, numa oficina de desenho e contação de histórias, crianças indígenas elaboraram imagens coloridas a partir de suas experiências cotidianas. Outras atividades foram desenvolvidas nas regiões do Campeche e da Tapera, em Florianópolis, junto a escolas de educação infantil e ensino fundamental.
“Essas ações extrapolam o espaço escolar e o material que resulta do trabalho, além de ser exposto, oferece novas possibilidades para uso no curso de Pedagogia da Universidade”, diz o coordenador do Nupein, João Josué da Silva Filho. Há registros sonoros nos quais as crianças mostram as danças, cantos e festas das comunidades e que não raro se transformam em material para teses, dissertações e livros importantes na área do ensino básico. “Em muitas comunidades distantes, a família ainda tem um papel fundamental na condução do aprendizado e na formação das crianças, e isso é relevante para o cruzamento de informações e a comparação com as formas urbanas de lidar com a educação infantil”, diz o professor.
O material colhido nesses diferentes ambientes também é útil para os estudiosos da Antropologia Visual, pois permite a comparação de como as pessoas se põem nas fotos no mundo urbano e fora dele. No âmbito acadêmico, o trabalho próximo à realidade das escolas e das famílias conduz a uma discussão crítica que reduz o impacto sentido pelos professores formados na Universidade quando chegam na sala de aula.
Também estão expostos na 6ª Sepex os resumos dos trabalhos de pesquisa e extensão do Nuplein e do Grupo de Interdisciplinaridade na Infância (Oníria). Entre os temas abordados nessas pesquisas estão a questão da corporalidade na primeira infância e a relação entre disciplina e transgressão no ambiente escolar.
Mais informações sobre o trabalho do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância podem ser obtidas por meio de consulta ao site www.ced.ufsc.br/nupein e da revista eletrônica Zero-a-Seis, acessível no mesmo endereço.
Paulo Clovis / Agecom
 
        































 
 
 
 
 
 
