UFSC recebe evento mundial de celebração da paz

23/08/2006 14:41

Na primeira semana de setembro, a UFSC será o palco principal de um evento realizado em escala mundial com o objetivo de cumprir uma grande missão: compartilhar e, principalmente, estimular a Cultura da Paz. O Festival Mundial da Paz acontece entre os dias 1º e 6 de setembro, no Centro de Cultura e Eventos e deve reunir, só na universidade, cerca de 15 mil pessoas. Além das atividades realizadas em Florianópolis, serão organizadas manifestações de paz em outras cidades do país e do mundo, que vão integrar e completar a agenda oficial do encontro.

Essa é a primeira vez que um evento de celebração da paz é realizado com essa abrangência. A organização está a cargo da Universidade Internacional da Paz (Unipaz), através da unidade localizada em Florianópolis, que está trabalhando em parceria com outras instituições como a UFSC e a Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco). A Unipaz possui programas educacionais que priorizam a “Educação para a Inteireza do Ser” e faz parte de uma rede que integra campus em várias partes do mundo.

A conexão dessas unidades, aliada a ações de outras entidades que formam a chamada “Rede Solidária”, possibilitará a realização das manifestações em prol da paz espalhadas por todo o mundo. Rodas de orações serão organizadas em diversos países. Em cidades como Londres e São Paulo, serão realizados encontros e caminhadas. Em Nova Iorque, a Legião da Boa Vontade (LBV) vai reunir os jovens em eventos para estimular a Cultura de Paz. A expectativa da organização do evento é de que o festival possa congregar aproximadamente 10 milhões de pessoas em todo mundo.

A programação do Festival Mundial da Paz contempla as áreas da filosofia, das ciências, das tradições culturais e das artes. As principais atividades do evento serão as conferências, grandes plenárias e oficinas. Também fazem parte do cronograma a apresentação de trabalhos, os encontros de jovens e o seminário “A arte de viver em paz”. Além disso, o público terá oportunidade de desenvolver, junto com terapeutas, a prática de exercícios de meditação, tai chi chuan, yoga e capoeira. Toda a programação pode ser encontrada no site do festival, www.festivalmundialdapaz.org.

A maioria das atividades será oferecida ao público gratuitamente, com exceção das plenárias e de alguns encontros específicos. Os interessados devem preencher o cadastro “grande rede da paz” no site do evento. O procedimento também deve ser seguido pelas pessoas que pretendem participar apenas da programação gratuita.

“Com o Festival Mundial da Paz queremos reunir pessoas e instituições que estejam em sintonia com a cultura da paz e oferecer ao planeta a alternativa de escolher esse caminho para a criação de novas realidades”, afirma Dulce Magalhães, coordenadora do evento.Entre as presenças confirmadas estão o ministro da Cultura, Gilberto Gil, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues e o físico indiano Harbans Lal Arora.

Mais informações no site do festival, www.festivalmundialdapaz.org, ou pelos telefones 3225-6484 e 3221-2653.

Por Julia Fecchio / Bolsista de Jornalismo na Agecom