Florianópolis sediará encontro sobre toxinas e armazenagem de alimentos
Durante a colheita, armazenamento e industrialização de grãos e cereais, uma série de compostos tóxicos podem surgir – são as micotoxinas. Cerca de 25% de todo o alimento mundial é contaminado por essas substâncias, que aparecem devido ao excesso de umidade no campo e no armazenamento, temperaturas extremas, estiagem, práticas de colheita e infestação por insetos, entre outros fatores. Com o objetivo de discutir o tema “Micotoxinas e Armazenagem”, três eventos acontecerão simultaneamente na UFSC de 18 a 21 de junho de 2006. São eles: o V Congresso Latino Americano de Micotoxicologia (MicotoxLatinAm5), o XII Encontro Nacional de Micotoxinas (ENM’2006) e o IV Simpósio de Armazenagem Qualitativa de Grãos do Mercosul (IV SAG Mercosul).
A exposição humana às micotoxinas, o uso de protetores de grãos e as técnicas de armazenamento e amostragem são alguns dos assuntos que serão abordados. Além desses, as micotoxinas em grãos armazenados e os avanços em metodologia analítica também serão discutidos, entre diversos outros temas.
As inscrições para a apresentação de trabalhos (incluindo trabalhos orais, pôsteres ou relatos) devem ser realizadas até o dia 15 de março. A ficha de inscrição e as instruções para a apresentação estão no site www.labmico.ufsc.br/micotoxlatinam5, no link “trabalhos”.
O “MicotoxLatinAm5/ EMN’2006/IV SAG-Mercosul” está sendo organizado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFSC e pela Sociedade Latino-Americana de Micotoxicologia (SLAM). Conta também com a colaboração da Food and Agriculture Organization (FAO), da Rede Latino-Americana de Micotoxicologia (Redelatin), da Companhia Brasileira de Armazenagem (Conab), da Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapeu), da Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e Empresa de Pesquisa Agropecuária/SC (Epagri).
Endereço para correspondência: Secretaria do MicotoxLatinAm5/EMN`2006/IV SAG-Mercosul
Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos – CAL
Centro de Ciências Agrárias – CCA
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Caixa Postal 476
Cep 88.304-001 / Florianópolis-SC
Mais informações em www.labmico.ufsc.br/micotoxlatinam5 ou pelos tels: 3331 5386, 3331 5387 e 3334 4888, ramal 213. Ou ainda pelo e-mail micotaxlatin.5@gmail.com.br.
Por Talita Garcia / bolsista de Jornalismo da Agecom.