Hospital Universitário promove curso para aprimorar a assistência a mães e bebês no processo de amamentação
A Maternidade do Hospital Universitário (HU) da UFSC, através da Central de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciam), em parceria com as secretarias Estadual e Municipal de Saúde, promove o 19º Curso de Manejo e Promoção do Aleitamento Materno. O evento acontece nos dias 23 e 24 de maio, no Auditório do HU, das 8h às 18h.
Na programação, palestras e aulas práticas sobre os seguintes temas: anatomia e fisiologia da mama, produção de leite, boa pega e posição mais adequada para amamentar, cuidados com a mama para proteção do ingurgitamento mamário, fissuras e mastites. As vantagens da amamentação sob a ótica da fonoaudiologia, odontologia e psicologia também fazem parte do conteúdo previsto.
Segundo a enfermeira Ingrid Bohn Bertoldo, coordenadora da Central de Incentivo ao Aleitamento Materno do HU, “a procura por esse curso é grande, pois sendo nosso serviço referência no estado, muitos profissionais nos procuram para fazer este curso aqui no Hospital Universitário”.
O HU promove sistematicamente cursos de aleitamento materno por ser uma maternidade credenciada como “Hospital Amigo da Criança”. Para que um hospital seja considerado “Amigo da Criança” deve cumprir os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”, estabelecidos pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). O HU recebeu este título em 17 de dezembro de 1997.
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança foi Idealizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em 1990, para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.
Os objetivos da Iniciativa Hospital Amigo da Criança junto ao Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno, coordenado pelo Ministério da Saúde, são: informar profissionais de saúde e o público em geral; trabalhar pela adoção de leis que protejam o trabalho da mulher que está amamentando; apoiar rotinas de serviços que promovam o aleitamento materno; combater a livre propaganda de leites artificiais para bebês, como bicos, chupetas e mamadeiras.
Outras informações pelo telefone (48) 3721-8019.
Talita Fernandes/Bolsista de Jornalismo da Agecom
 
        
































 
 
 
 
 
 
