Laboratório de Moluscos Marinhos mostra seus trabalhos na Fenaostra

06/10/2005 19:00

O trabalho de pesquisa e de transferência de tecnologia de cultivo de ostras desenvolvido pelo Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM) da UFSC está sendo apresentado em um estande na VII Fenaostra até este domingo, 9/10. Entre as etapas necessárias ao cultivo de ostras, o laboratório faz o estoque de reprodutores, a fecundação, a indução para desova e a produção de larvas que se transformam em sementes de ostras e são então passadas aos pescadores. O laboratório repassa ao setor produtivo 40 milhões de sementes ao ano, com capacidade para triplicar esse número.

Recentemente o projeto “Cultivo de Moluscos: Uma Revolução Social no Litoral Catarinense”, desenvolvido pela equipe do LMM foi um dos vencedores da etapa regional do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica. O repasse de conhecimento aos pescadores artesanais está na base do crescimento da aqüicultura no estado, considerado um dos principais produtores de ostras do país.

O cultivo de ostras pelo LMM, realizado desde 1991, resultou em benefícios sociais e ambientais. Possibilitou o restabelecimento das atividades marítimas tradicionais, que passavam por um período de estagnação econômica devido ao declínio da pesca tradicional. Também colaborou com a formação de uma nova visão por parte dos pescadores, que passaram a se comprometer com a limpeza do ambiente, já que esse molusco depende de água de boa qualidade para se desenvolver.

O trabalho associado ao cultivo de moluscos tem a parceria da Epagri e envolve ainda profissionais de 20 departamentos da universidade.

Mais informações com o professor Jaime Ferreira,

jff@cca.ufsc.br, 48 3232-3013