Joinville busca contribuição na UFSC para implantar parque tecnológico
Representantes da Fundação Softville, de Joinville, junto com o Secretário de Desenvolvimento e Integração do município, Raul Bergson, estiveram hoje(2) na Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – Fundação Certi –, localizada na UFSC, buscando alternativas para consolidação de um parque de inovação tecnológica a ser implantado na Cidade dos Príncipes. Ouviram do superintendente da Certi, José Eduardo Azevedo Fiates, uma explicação detalhada de como está a situação dos parques tecnológicos no País, ao mesmo tempo que conheceram os detalhes do Sapiens Parque, que será implementado no norte da Ilha de Santa Catarina.
Fiates, que é também diretor-executivo do Sapiens e presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Invadores – Anprotec – observa que a idéia de um parque tecnológico deve ser concebida como uma plataforma de caráter estratégico, operacional e institucional. “Mais de 50 por cento dos parques tecnológicos não têm claro o seu papel diante do desenvolvimento regional”, disse.
José Eduardo Fiates acredita também que um parque tecnológico é um dos vetores de desenvolvimento urbano. “No entanto, o mais importante é se descobrir o que é realmente relevante para a sua implantação”, enfatiza. Até porque, acrescenta, o Governo Federal tem reduzido o volume de investimentos para incubadoras empresariais e parques, apostando muito mais nos resultados. “Quem mostrar primeiro os pontos fortes, tem mais chance de conseguir os recursos”, finaliza.
Segundo o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica – Fapesc -, professor Antônio Diomário de Queiroz, o encontro mostra que “estamos construindo, a partir de um processo aberto, a melhor forma para que esse projeto se consolide”.A comitiva de Joinville aproveitou para ainda conhecer a Fundação Celta, no ParqTec Alfa, rodovia SC – 401.
Mais informações com José Eduardo Fiates pelos fones (48) 3239-2150 ou 9921-0404. Contatos com o professor Diomário pelos fones: 3215-1210 ou 9963-2200.
 
        


































 
 
 
 
 
 
