Pólo Arte na Escola e Galeria de Arte realizam minicurso e encontro com artista

20/09/2005 09:26

Sandra é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/USP

Sandra é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/USP

Acontecem nesta terça-feira, dia 20 de setembro, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina, duas atividades de Artes Visuais, abertas a professores da rede pública de ensino, artistas e demais interessados. Das 14 às 18 horas, no auditório de Colégio de Aplicação da UFSC, acontece o minicurso Leitura de Imagem, com a professora Sandra Ramalho, da UDESC. Das 16 às 18 horas, na Galeria de Arte da UFSC, acontece o Encontro com o Artista, Cláudio Trindade, que está realizando a sua exposição individual “Objetos (e/outros) Poemas” na Galeria da Universidade Federal. Os eventos são gratuitos. Mais informações: (48) 331-9348 (DAC) e 331-9683 (Galeria) galeriadearte@dac.ufsc.br e artenaescola@dac.ufsc.br .

MNICURSO LEITURA DE IMAGEM

No minicurso será apresentada a proposta de leitura de imagens, tendo por base fundamentos da semiótica visual gremasiana, voltada para educação.

Sandra Regina Ramalho e Oliveira é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com pós-doutorado em Semiótica Visual na França. É representante em Santa Catarina da ANPAP(Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas); membro da AISV(Association Internationale de Sémiotique Visuelle), da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte) e da Comissão Municipal de Arte Pública. Autora de diversos textos teóricos, estará lançando este ano o livro “Imagem também se lê”. É Professora e Pesquisadora dos Cursos de Graduação e Mestrado em Artes Visuais da UDESC.

ENCONTRO COM O ARTISTA

Obra de Cláudio Trindade

Obra de Cláudio Trindade

No Encontro com o Artista, Cláudio Trindade terá a oportunidade de falar sobre o processo criativo da sua obra, o que envolve o conceito teórico e as técnicas utilizadas na produção de uma obra de arte. Nessa aproximação entre o artista e a comunidade ainda poderão ser relatadas experiências de vida do artista, desde a sua formação, processos de pesquisa, produção e difusão dos trabalhos.

A exposição de Cláudio Trindade ainda poderá ser vista até dia 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h30. A exposição apresentará cerca de 20 trabalhos que o artista produziu desde o início de 2004. A mostra contém Livros-Objetos, utilizando papel, filme, dados de jogo e outros materiais; Esculturas Óticas, com lupa, mini robô e dados ou cartas de jogo de baralho; Água Viva, com objetos, como peso de papel e gilete, sobre um pires branco; Comutadores, etc. Os trabalhos têm dimensões que variam de alguns centímetros a pouco menos de um metro. São objetos de tamanho reduzido, que sintetizam em pouco tamanho o discurso do autor, da mesma maneira que ele faz com os seus escritos, quando sintetiza os textos em forma de poesia: “Meus trabalhos são metáforas do diminuto; concisão da palavra”, diz o artista, que também é poeta com trabalhos premiados.

Cláudio Trindade, 38 anos, é paulistano de nascimento e reside em Florianópolis, onde graduou-se em letras pela UFSC, ocasião em que realizou “Poesia Concreta – Trajetória do Grupo Noigandres” como trabalho de conclusão de curso. Desde 1986 tem recebido destaque na área das letras, como o prêmio no concurso “Antologia Poética de Cidades Brasileiras”, publicado por editora do Rio de janeiro. O ator publicou o livro “Poesia Outro Dia” (1992) e “Ruído Branco” (2004). Foi selecionado como um dos três representantes de Santa Catarina para o XII Salão Nacional de Poesia, de Montes Claros-MG (1998). Com participação em vários eventos ligados à poesia no País, Cláudio busca o aprofundamento constante, o que tem feito também como aluno especial na pós-graduação em Literatura na UFSC. Em março deste ano, seu trabalho poético foi matéria de capa em suplemento literário do Diário Catarinense.

GALERIA DE ARTE DA UFSC 2006

A Galeria de Arte da UFSC continua com inscrições abertas, até 29 de setembro, para apresentações de propostas de exposições de arte contemporânea, individuais ou coletivas, de artistas plásticos de todo o Brasil, e do estrangeiro, para realizarem exposições de artes visuais no primeiro semestre de 2006. Veja o roteiro para encaminhar propostas no site www.dac.ufsc.br

Realização:

INSTITUTO ARTE NA ESCOLA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão

Departamento Artístico Cultural

Colégio de Aplicação

Fonte: [CW] DAC–PRCE-UFSC.