Diretor do Alban ministra palestra na UFSC
A UFSC recebe na próxima segunda-feira, dia 23, o professor Alberto Sereno, coordenador do Alban Office, com sede em Portugal, e responsável pela implementação do Programa de Mobilidade Alban de bolsas para estudos de pós-graduação na União Européia.
Aberto Sereno ministrará a palestra “Panorama Geral de Mobilidade Estudantil: América Latina/Europa”, às 10h, na Sala dos Conselhos, prédio da Reitoria, e apresentará o Programa Alban aos interessados em cursar pós-graduação em países da Europa.
O que são as bolsas Alban?
As bolsas Alban são um apoio a cidadãos latino-americanos que desejem realizar estudos de pós-graduação, formação ou requalificação profissional superior na União Européia em todas as áreas, com exceção de cursos de aprendizagem de línguas. Os períodos de educação e formação variam de seis meses a três anos, dependendo do tipo de projeto previsto.
Mantido financeiramente pela União Européia, o Programa destina-se a 18 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
A 5ª Convocatória, em 2006, para o ano acadêmico de 2007/08, terminou com 4.161 candidaturas eletrônicas, a segunda maior participação das cinco convocatórias já realizadas. As candidaturas recebidas do Brasil aumentaram em 40%. Espera-se que até 2010 cerca de 3.900 estudantes e profissionais latino-americanos beneficiem dessas bolsas na União Européia.
Outras informações pelo telefone 3721-9596.
Margareth Rossi /Jornalista da Agecom