Seminário de Educação Especial começa com palestra sobre comunicação alternativa

11/04/2007 17:50

Inicia nesta sexta-feira, 13/4, o “Seminário de Educação Especial ”, promovido pelo Núcleo de Investigação do Desenvolvimento Humano (Nucleind), que faz parte do Centro de Educação da UFSC. O seminário é dividido em encontros que vão ocorrer nas sextas-feiras, das 14 às 17 horas. Na primeira sexta-feira, dia 13 de abril, haverá uma palestra no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), sobre comunicação alternativa, com a fonoaudióloga Misia Farhat. Oficinas e minicursos também fazem parte da programação, que encerra ao final do semestre letivo.

O seminário é um projeto de extensão das disciplinas sobre educação especial, oferecidas pelo curso de Pedagogia da UFSC. A partir da sétima fase, os alunos podem optar entre quatro diferentes áreas de habilitação oferecidas pelo curso, e educação especial é uma delas. O estudante que escolhe essa área aprende a trabalhar com pessoas com necessidades especiais, como portadores da Síndrome de Down.

A professora Rose Nuñez, coordenadora do evento, explica que as atividades não ocorrem todo ano, apenas quando são formadas turmas com habilitação em educação especial. A professora esclarece que o objetivo é aprofundar os temas tratados em sala de aula.

O seminário é aberto à comunidade e não é necessária inscrição prévia. Cada participante terá direito a um certificado emitido pelo Departamento de Apoio à Extensão (DAEX), no qual estará especificado o número de horas em que esteve presente nas atividades.

Mais informações pelo telefone 3721-8713

Por Ana Carolina Dall`Agnol / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Programação

20/04 – Auditório CCJ – “Sexualidade e formação do educador”, com a professora de Pedagogia da UFSC Lucena Dall’Alba, doutoranda em Educação pela UFRGS.

04/05 – Auditório CCJ – “Tecnologia, mídia e conhecimento”, com o professor do

Departamento de Informática e Estatística (INE) da UFSC João Bosco da Mota Alves, doutor em Engenharia Elétrica pela UFRJ.

25/05 – Auditório CED – “Alfabetização para surdos na língua portuguesa”, com a professora de Pedagogia da UFSC Ronice Muller de Quadros, doutora em Lingüística e Letras pela PUC/RS. A professora coordena o curso de graduação em Letras/Libras à distância da UFSC.

01/06 – Auditório CED – “Deficiência mental como produção social”, com a técnica em educação do CED, Maria Sylvia Carneiro, doutoranda em educação pela UFRGS.

A divulgação da programação para as próximas semanas será divulgada no site www.ced.ufsc.br