Exposição resgata origens da Ilha de Santa Catarina

05/04/2007 09:34

Inicia no Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) na próxima terça-feira, 10/4, a exposição “Florianópolis e Açores – O encontro das origens”, de Joel Pacheco. O objetivo é aproximar e divulgar a herança cultural açoriana, fazendo vínculo com o povo que ajudou a formar a base da cultura florianopolitana. O cotidiano tradicional e a cultura popular das localidades em Florianópolis e Açores são retratados nas festas populares, lugares de tradição, gastronomia típicas, práticas religiosas, arquitetura, paisagens pitorescas e ambientes exuberantes e preservados. A mostra pode ser visitada até 25 de maio.

A exposição é composta por 40 imagens coloridas de 30x45cm, sendo 20 dos Açores/Portugal e 20 imagens Florianópolis/Brasil, complementadas por um banner de apresentação, contendo informações e mapas de Florianópolis e dos Açores. O paralelo fotográfico e etnográfico é resultado de pesquisas acumuladas durante a vida profissional do autor e fortalecido pelo curso “250 anos depois ao encontro das raízes açorianas”, promovido pela Direção Regional das Comunidades Açorianas. Nele, o fotógrafo reencontrou suas raízes e as comparou e registrou. O reflexo desta origem ainda é flagrante no cotidiano de Florianópolis.

O acervo fotográfico e as informações foram reunidos numa publicação, o livro “Florianópolis a 10ª Ilha dos Açores – O encontro das origens”, lançada em Florianópolis em dezembro de 2004 e, nos Açores, em 2005. A primeira edição encontra-se esgotada, porém com o apoio do Governo Açoriano, a segunda edição já está garantida e será lançada provavelmente no mês de junho.

Visitação de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O exposição é promovida pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão (PRCE) e tem o apoio da Direção Regional das Comunidades e Back.

Joel Pacheco

Nascido em Florianópolis, Joel Pacheco é arquiteto, fotógrafo e programador visual, além de pesquisador de temas como paisagem, etnografia e cultura popular. É autor do livro “Florianópolis a 10ª Ilha dos Açores – o encontro das origens”.

Editou várias exposições fotográficas; publicou diversas imagens vinculadas ao Patrimônio Cultural em Florianópolis e Açores em livros, jornais, cartões postais e telefônicos. Alguns exemplos são Florianópolis Memória Urbana, Agenda 21 Florianópolis, Atlas do Município de Florianópolis, Transporte Coletivo em Florianópolis, Fortes da Cidade, Circuito Cultural de Florianópolis, Patrimônio Histórico de Florianópolis, Fortalezas de Florianópolis, Açores-Portugal, Corpus Christi – Florianópolis, Janelas de Florianópolis, Florianópolis Antiga, Arte Rupestre – Florianópolis, Jornal Lusitana – Canadá, Revista Digital Seixo Review Artes & Letras – Canadá.

Arquipélago dos Açores

O Arquipélago dos Açores, ou Região Autônoma dos Açores, é um território da República Portuguesa dotado de autonomia política e administrativa. É formado por nove ilhas de origem vulcânica e está localizado em pleno Oceano Atlântico, a 1.500 km de Portugal, a 4.000 km de Nova Iorque e a 8.000 km de Florianópolis.

No século XVIII o estado de Santa Catarina recebeu mais de 6.500 açorianos que vieram para cá fazendo parte de um grande projeto da coroa portuguesa para ocupar o Brasil Meridional e consolidar a posse definitiva destas terras. Estes casais açorianos chegaram entre 1748 a 1756, desembarcaram em Nossa Senhora do Desterro (hoje Florianópolis) e foram redistribuídos ao logo do litoral catarinense.

Mais informações:

Núcleo de Estudos Açorianos 48 3721 8605 ou joi@nea.ufsc.br www.nea.ufsc.br

Joel Pacheco 48 3225-0695 – 9971-4143