Arte na Escola – Pólos UFSC e Udesc abrem inscrições para grupos de estudo em teatro e artes visuais

Biange Cabral coordenará grupo "Teatro como pedagogia"
Grupo de Estudo “Teatro como Pedagogia, Pedagogia do Teatro”
Estão previstos trabalhos em dois momentos – um de investigação teórica com reuniões de trabalho e estudos, às terças-feiras, das 14h às 16h, e outro com experimentos metodológicos num processo dramático interativo envolvendo alunos de licenciatura em teatro, alunos do ensino médio e professores de arte da rede de ensino. Outros professores e pesquisadores poderão participar como observadores. Os quatro encontros para o processo dramático acontecerão nos dias 19 e 26 de abril, e 3 e 10 de maio, das 14h às 16h. Esse grupo de estudo realizará suas atividades no Teatro da UFSC, sede do Departamento Artístico Cultural.
Para o processo dramático desse grupo de estudo, estão sendo convidados jovens de 14 a 18 anos e professores de Arte da rede de ensino para constituírem uma equipe que trabalhará em quatro encontros. As vagas são limitadas. Os trabalhos contarão com a participação de outros professores, além da coordenadora Pedagógica do grupo de estudos Biange Cabral que é professora de teatro no Centro de Artes da Udesc e diretora em Artes Cênicas no Departamento Artístico Cultural da UFSC, mestre em Teatro pela ECA/USP e doutora em Drama Educação pela University of Central England/UK.
Segundo Biange Cabral, o grupo de estudo visa investigar o conceito de “teatro como pedagogia” subjacente à teoria – métodos e princípios – do ensino do “drama na educação”. Esta investigação estará centrada na ênfase posta pelo drama na imersão dos participantes no processo dramático e conseqüente engajamento emocional do aluno com a atividade. A expressão “teatro como pedagogia” chama assim a atenção para o fato de que o fazer teatral em si ensina sobre relacionamentos, expectativas, conflitos e emoções, e é a atmosfera de trabalho e as interações em grupo que tornam a experiência significativa.
O experimento metodológico será conduzido por Heloise Baurich Vidor, com mestrado pela Udesc e professora substituta de interpretação e teatro educação no Ceart. Sua abordagem focalizará o papel do professor como pedagogo e artista. Desta forma, sua condução e intervenções irão ocorrer sem interrupções do contexto dramático, isto é, a dimensão pedagógica será acentuada pela professora como personagem.
O processo dramático será realizado a partir do texto como pré-texto na construção da narrativa cênica. O texto Nós e Eles, de David Campton, focaliza os limites entre o privado e o público, entre os processos de acomodação e confronto de recém-chegados a um local que pode ser qualquer lugar que conhecemos – delimita assim o contexto para o jogo de aproximações a uma temática constante em manchetes nacionais e internacionais, tendo como ponto de partida uma crítica bem humorada das relações humanas. Rituais de passagem, jogos teatrais com objetos e fragmentos de texto, e pacotes de estímulo composto são usados para intercalar, respectivamente, a introdução gradual do contexto pelo professor e a interação do texto com a memória dos participantes.
Para efetuar a inscrição no Grupo de Estudo “Teatro como Pedagogia, Pedagogia do Teatro”, o interessado deve enviar e-mail para artenaescola@dac.ufsc.br contendo os seguintes dados:
• Nome
• Endereço residencial: Rua, no, CEP, Bairro, Cidade, Estado.
• E-mail
• Telefone
• Profissão
• Se professor, nome da escola ou instituição onde trabalha
• Disciplina que leciona
• Endereço da escola/instituição
• Telefone da escola/instituição
Grupo de Estudo “Encontros com a DVDteca”

Material educativo da DVDteca será objeto dos estudos
Nos encontros serão propostas construções de projetos de trabalho a partir da compreensão e apropriação do material educativo da DVDteca. Dentre o acervo de DVDs que os Pólos possuem, e que pode ser usado por professores de Arte da rede de ensino, para os encontros deste semestre serão apresentados como sugestão de estudo os títulos Mestre Didi:arte ritual, Siron Franco: natureza e cultura, Leonilson: tantas verdades, e Ilusões fotográficas, de Vik Muniz.
Os Encontros com a DVDteca serão realizados nos dias 13 de abril, das 14h às 16h, no auditório de Música do Ceart/Udesc, e nos dias 25 de abril, 23 de maio e 21 de junho de 2007, das 19h às 21h, no auditório do Bloco Amarelo, também no Ceart/Udesc.
As inscrições devem ser feitas por e-mail para os Pólos UFSC ou Udesc. Veja os endereços e telefones dos pólos para inscrições e informações abaixo.
Sobre o Arte na Escola
Os pólos UFSC e Udesc do Arte na Escola fazem parte da Rede Arte na Escola, uma organização que articula instituições brasileiras de Ensino Superior (IES), culturais e educacionais com o Instituto Arte na Escola, cujo objetivo é qualificar o professor de artes por meio de parcerias locais. Reúne esforços a fim de disponibilizar meios e materiais múltiplos ao ensino de arte. Propicia também condições para formação continuada do professor do ensino básico da rede oficial de ensino. A Rede Arte na Escola está presente em quase todos os estados brasileiros, desenvolvendo suas ações através dos programas Educação Continuada, Midiateca e Prêmio Escola Cidadã.
Serviço
O QUE: Abertas inscrições para os Grupos de Estudo em Teatro e Artes Visuais do Projeto Arte na Escola – Pólos UFSC e UDESC
QUANDO: Enquanto houver vagas e até o início das atividades: Dia 13/4 (Artes Visuais) e dia 19/4 (Teatro).
ONDE: Arte na Escola – Pólos UFSC e Udesc
CONTATO E INSCRIÇÕES: Artes Visuais e Teatro – Pólo UFSC: artenaescola@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 e Artes Visuais também no Pólo Udesc: artenaescola@udesc.br e (48) 3321-8327
PARCERIA:
Arte na Escola – Pólos UFSC e Udesc
DAC/PRCE/UFSC – CA/UFSC e Ceart/Udesc
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia/SED/GEECT – Grande Florianópolis
INSTITUTO ARTE NA ESCOLA – www.artenaescola.org.br
Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC, com material das coordenadoras.