Economia Política dos Sistemas-Mundo será tema de encontro na UFSC

30/03/2007 17:43

O Departamento de Ciências Econômicas da UFSC realizará nos dias 9 e 10 de julho, no Centro Sócio-Econômico, o 1º Colóquio Brasileiro em Economia Política dos Sistemas-Mundo. As inscrições começam no dia 20 de abril. O evento é aberto e gratuito.

O colóquio é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundo (Gpepsm). O coordenador do evento, Pedro Vieira, destaca que o grupo busca abrir um novo campo de pesquisa. “Para entender o mundo globalizado devemos partir da existência de um único sistema social – o Sistema-Mundo”, explica o professor.

O tema estudado pelo grupo foi formalizado com a publicação do 1º volume de O Sistema Mundial Moderno, livro do sociólogo norte-americano Immanuel Wallerstein.

O colóquio prioriza pesquisas relevantes para a América Latina. Vieira esclarece que é importante o “estudo de uma região como parte do mundial, pois ela está conectada com outras regiões, através dos fluxos comerciais”.

Como tema central do evento está o projeto de pesquisa do grupo `Passado, Presente e Perspectiva do Estado Latino-Americano: do neoliberalismo aos novos governos desenvolvimentistas`. A proposta será abordada em diferentes ângulos pelos pesquisadores da equipe.

As pesquisas acadêmicas da área são produzidas apenas pelos integrantes do Grupo de Pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundos, pois ainda não existem muitos pesquisadores envolvidos com os estudos sobre Sistemas-Mundo. Algumas disciplinas baseadas nessa nova linha de pesquisa são ministradas para os cursos de graduação e pós-graduação em Economia da UFSC.

A programação completa do evento estará disponível no site www.gpepsm.ufsc.br, a partir do dia 22 de junho.

Outras informações sobre o colóquio no telefone 37216627, com o professor Pedro Vieira – coordenador do evento ou em www.gpepsm.ufsc.br

Por Fernanda Rebelo / Bolsista de Jornalismo na Agecom