Florianópolis se transforma na capital da educação infantil

18/08/2005 17:41

De 18 e 20 de agosto Florianópolis será palco de debates sobre os rumos da educação infantil e do ensino fundamental no Brasil. A primeira edição do 1º Educasul que acontece no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, se propõe discutir, sob o ponto de vista pedagógico, político e de gestão, as questões que permeiam a prática do ensino com foco nas crianças de 0 a 10 anos. A iniciativa é voltada a professores, profissionais de educação, gestores, coordenadores, pedagogos, psicólogos e autoridades responsáveis pela política educacional dos municípios.

O evento contará com a participação de conceituados profissionais de educação e será aberto por Miguel Arroyo, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que já atuou como secretário de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte.

O encontro será dividido em três partes: um congresso voltado para profissionais do setor e gestores de instituições de ensino público e privado, que apresentará palestras de especialistas do meio; um seminário de gestão escolar e uma feira de tecnologia que apresentará aos participantes todas as novidades e serviços disponíveis no mercado para a área de educação.

“Esse é o primeiro evento realizado no país que discutirá amplamente a educação das crianças de 0 a 10 anos, sob uma ótica integrada. Nosso objetivo é analisar o contexto em que está inserida a educação desse público e refletir sobre a infância e as crianças enquanto sujeitos sociais de direitos que participam diretamente do processo educativo. Além disso, nossa proposta é debater a prática cotidiana no que se refere a questões pedagógicas, a gestão de políticas integradas e aos fundamentos teóricos”, afirma Jessé Torres, diretor do Educasul 2005.

Estante

A Editora Vozes é uma das expositoras confirmadas para a 1ª edição do Educasul. A editora mostrará centenas de títulos focados na formação humana e na capacitação dos profissionais e agentes de educação. Entre outras obras, os visitantes encontrarão o livro “Imagens quebradas – trajetórias e tempos de alunos e mestres”, lançamento do ex-secretário de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte, Miguel Arroyo, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um dos palestrantes do evento. A obra traz reflexões sobre o momento vivido nas escolas, sob a ótica do educador e do educando, e de que forma esse cenário reflete nas atuais práticas pedagógicas.

Já foram realizadas 900 inscrições e a expectativa é que esse número chegue a 2000. Mais informações no endereço www.educasul.com.br ou pelo telefone (48) 222-4030.

SERVIÇO

Evento: Educasul

Data: 18 a 20 de agosto

Local: Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Florianópolis

Horário: 9hs às 21hs

Assessoria de imprensa: Sibyla Goulart (48) 249-0163 e 99030118

Marcelo Tolentino (48) 99776336