CD-Rom das bromélias começa a ser distribuído para 1.300 escolas

06/06/2006 11:43

A exposição sobre bromélias em Santa Catarina, aberta ontem à noite (5) no hall da Reitoria da UFSC, em Florianópolis, permanece aberta à visitação por uma semana. O evento é uma homenagem à professora e pesquisadora Maike Hering de Queiroz, falecida no dia 19 de abril. Integrando a Semana Mundial do Meio Ambiente, o destaque na inauguração da exposição foi o lançamento do CD-Rom Bromélias de SC, publicado pela EdUFSC, e elaborado pelas biólogas Márcia Patrícia Hoeltgebaum e Maike Hering de Queiroz.

Na solenidade, que atraiu cerca de 300 pessoas, foram ouvidos discursos emocionados do reitor da UFSC, Lúcio José Botelho, que destacou a pesquisa de Márcia e Maike como referência no País, do biólogo Ademir Reis, representando o Departamento de Botânica, onde Maike Hering de Queiroz lecionou por quase 30 anos; do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado (Fapesc), Vladimir Piacentini; e do ex-reitor e ex-secretário da Educação, Antônio Diomário de Queiroz, viúvo de Maike.

A apresentação do CD ficou a cargo da bióloga e coordenadora de Projetos da Fapesc, Márcia Hoeltgebaum, que destacou o papel cultural, científico e educacional das bromélias, sobretudo no que tange à preservação da Mata Atlântica. Enquanto ocorriam os discursos, o telão, no fundo, apresentava um pouco da obra e vida da pesquisadora homenageada.

O CD-Rom está sendo disponibilizado para entidades, universidades e escolas. A partir desta semana, conforme adiantou a Secretaria de Estado da Educação, será distribuído para as mais de 1.300 escolas da rede pública estadual. Também poderá ser adquirido nas livrarias da EdUFSC no Campus da UFSC pelo preço de R$ 25,00. A Editora distribuirá a obra também em nível internacional. A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, à qual a EdUFSC está ligada, encaminhou dois exemplares à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

A promoção é conjunta. Pela UFSC, envolve, além da editora e da Pró-Reitoria de Cultura, o Centro de Ciências Biológicas e o Departamento de Botânica; e pela Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico (Fapesc).

Parte dos recursos das vendas do CD será destinada à manutenção da Unidade de Conservação Ambiental Desterro, que foi idealizada por Maike Hering de Queiroz e que preserva 1,1% do território da Ilha de SC.

Outras informações com Márcia pelos fones (48) 3215-1210 e (48) 9931-0770; com Alcides Buss, fone (48) 3331-9605, ou com Diomário de Queiroz, (48) 3235-1200.

Por Moacir Loth/ jornalista da UFSC/FAPESC