Ex-professor da UFSC morre no sábado
Aos 67 anos, morreu o ex-professor da UFSC Octacílio Schuler Sobrinho. O economista, sociólogo e bacharel em direito faleceu no sábado, em Blumenau, vítima de falência múltipla dos órgãos. Nos últimos meses, o mestre em Metodologia e Epistemologia havia passado por diversas cirurgias e fazia tratamento no Médio Vale do Itajaí.
Graduado na UFSC em Economia e Direito, Octacílio foi professor titular da UFSC, Udesc e professor fundador da Fundação Educacional do Oeste de Santa Catarina, hoje Universidade do Oeste Catarinense (UNOESC). Escritor e ensaísta, possuía dezenas de livros publicados. Também era membro da maçonaria, e foi grão-mestre do Grande Oriente de Santa Catarina por duas vezes, além de ter pertencido ao Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, à Academia Desterrense de Letras, à Academia Catarinense Maçônica de Letras, à Academia de Ciências, Letras e Artes do Brasil, entre outras entidades. Exerceu atividades de escrivão, escriturário e delegado de polícia, sendo o fundador e primeiro diretor da Escola de Polícia Civil, hoje Academia de Polícia Civil.
O intelectual também atuou como secretário interino de Segurança Pública e Educação em Santa Catarina, e foi diretor e presidente de diversas instituições, como o instituto de Previdência (Ipesc), Banco do Estado de Santa Catarina (BESC) e BrasilTelecom. Seu corpo foi sepultado ontem no cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, onde residia.
Por Gustavo Bonfiglioli/bolsista de Jornalismo da Agecom