Universidade integra discussão sobre democratização de informações científicas na Reunião da SBPC
A professora Lígia Café, do Departamento de Ciências da Informação da UFSC, esteve presente na 57ª reunião da SBPC coordenando o simpósio com o tema “Reconstruindo a Comunicação Científica – Ferramentas de Software”. Na apresentação, a professora falou sobre os novos modelos de comunicação científica e também a cerca da importância dos arquivos abertos na democratização da informação.
Esses arquivos abertos possibilitam a publicação on line de trabalhos e pesquisas de diversas áreas do conhecimento, e permitem o livre acesso dos usuários da internet a esse material. Lígia destacou a divulgação, através dos arquivos abertos, de informações científicas e falou dos benefícios da publicação eletrônica, mais rápida e econômica, em substituição às publicações científicas convencionais. A professora explica que esses arquivos são reunidos e armazenados nos chamados repositórios de documentos, como o E-LIS e o DICI.
O E-LIS, organizado por profissionais de diversos países, é o maior repositório de trabalhos sobre Ciência da Informação do mundo. Qualquer pessoa pode publicar seus estudos no E-LIS e, para isso, é feita apenas uma análise do material, que segue alguns critérios simples de inclusão, como por exemplo, a relevância do trabalho. Lígia enfatizou o crescimento desse tipo de publicação de pesquisas científicas, destacando que em 2004 o E-LIS reunia 930 trabalhos e, apenas um ano depois, esse número chega a 2.678. Para ela, esses repositórios são importantes porque eles “representam um registro das idéias dos autores”.
O segundo repositório apresentado pela professora foi o DICI, que é a versão nacional do E-LIS. Desenvolvido por iniciativa IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), o DICI amplia a visibilidade dos cientistas e melhora o fluxo de comunicação científica no país. Com um total de 147, publicações por ano, o DICI ainda apresenta algumas deficiências, como a falta de critérios específicos para a publicação dos trabalhos.
Durante o simpósio, realizado na tarde de segunda-feira, primeiro dia do evento, também se apresentaram a professora da USP, Sueli Mara Ferreira, falando sobre o software DSpace, que serve de suporte para criação dos arquivos abertos, e o representante da IBICT, Miguel Angel Arellano, discutindo a editoração e a publicação on line de pesquisas científicas.
Por Julia Fecchio
Bolsista de Jornalismo da Agecom/UFSC,de Fortaleza, na 57ª reunião anual da SBPC






























