III Congresso de Agroecologia de 17 a 20 de outubro
O III Congresso Brasileiro de Agroecologia acontecerá de 17 a 20 de outubro, no Centro de Eventos da UFSC. Realizado há dois anos em Porto Alegre (RS), o evento trará a Florianópolis o tema “A sociedade construindo conhecimentos para a vida”. Conferências, mesas-redondas e oficinas discutirão assuntos como a educação e a agroecologia, opções de mercado e comercializações, produção animal e vegetal, ecosocialismo e homeopatia.
Dois a três mil congressistas de vários estados brasileiros e de países do Mercosul são esperados para o congresso, que envolve professores, pesquisadores, estudantes e agricultores. As plenárias trarão especialistas, personalidades e expoentes da área ambiental e agroecológica nacional e internacional, entre eles: Leonardo Boff, João Pedro Stédile, John Wilkinson, Patt Mooney, Miguel Rosseto, Martinez Allier , Pinheiro Machado e Vandana Shiva.
Haverá também a apresentação de trabalhos na forma de sessões orais e
pôsteres. Esses trabalhos podem ser inscritos no congresso até 25 de julho, obedecendo as normas para submissão de trabalhos, que podem ser: resultados originais de pesquisa, uma questão teórica e/ou um relato de caso ou experiência. O endereço para envio é tematica@agroecologia2005.ufsc.br.
Além disso, oficinas em forma de minicursos ou troca de experiências podem sugeridas. o formulário para inscrição de oficinas está no
www.agroecologia2005.ufsc.br, no link “trabalhos e oficinas”. O prazo para se propor uma oficina é o mesmo que para os trabalhos.
O Congresso é organizado por dezenas de pessoas e entidades de todo o
estado. A comissão executiva é formada por Paulo Tagliari (EPAGRI),L.Carlos Pinheiro Machado Filho (UFSC), Marciel Stadinik (UFSC) E Pedro Boff (Associação Brasileira de Agroecologia).
A taxa para inscrição de trabalhos e oficinas é de R$10,00 para estudantes e agricultores e R$50,00 para profissionais.
Informações em tematica@agroecologia2005.ufsc.br , 331 5356 ou (49) 224 4400, ramal 225 e www.agroecologia2005.ufsc.br
Por Talita Garcia/bolsista de jornalismo da Agecom