Lançamento do livro Indicadores de sustentabilidade – uma análise comparativa
A UFSC e a Editora FGV convidam para o lançamento do livro de Hans Michael van Bellen, nesta quarta, no hall do CSE, às 19h.
Este livro faz uma análise comparativa de três ferramentas que se
propõem a medir a sustentabilidade do desenvolvimento – o ecological
footprint method, o dashboard of sustainability e o barometer of
sustainability – , escolhidas por especialistas da área como as mais
promissoras. Ao traçar um quadro sobre o estado-da-arte da mensuração do desenvolvimento, Hans Michael van Bellen busca melhorar o conhecimento sobre os indicadores de sustentabilidade, para que os
tomadores de decisão e a sociedade civil utilizem essas ferramentas de forma consciente. Editora FGV
ENTREVISTA *********
Indicadores de Sustentabilidade – Uma análise Comparativa
Hans Michael van Bellen
O Livro discute a crise ecológica a partir de seus fundamentos históricos mostrando os maiores problemas ambientais contemporâneos e sua
influência na relação existente entre sociedade e meio ambiente.
– Editora FGV: O meio ambiente tem sido um dos temas mais discutidos na mídia nos últimos anos alertando principalmente para a crise ecológica e o futuro das nações. Como o senhor aborda essa questão?
*Hans van Bellen: Eu procuro abordar esta questão discutindo o
processo de desenvolvimento e seu impacto sobre os sistemas naturais.
O impacto das ações do Homem sobre o meio ambiente sempre existiu, o
que se modificou foi a escala deste impacto a partir da Revolução
Industrial, particularmente a partir do século XX. Na medida em que este impacto aumenta, diminui a capacidade do ecossistema natural de prover os recursos necessários para a sobrevivência do próprio ser humano e também a sua capacidade de regeneração. A partir destas constatações torna-se fundamental para a sociedade refletir um pouco mais sobre o processo de desenvolvimento e sobre as possibilidades de ajustá-lo a dimensão ecológica e dimensão ambiental.
-Editora FGV: O livro discute o conceito de sustentabilidade, desde suas origens até a percepção atual. Como funcionam os indicadores de
sustentabilidade analisados no livro?
* Hans van Bellen: Eu prefiro trabalhar com a idéia de sustentabilidade. O conceito de Desenvolvimento Sustentável é polissêmico nas suas
origens. Isto quer dizer que, embora existam vários definições para este conceito, estas definições não são operacionais. A alternativa para lidar com este problema é através da operacionalização do conceito através de indicadores. O principal objetivo do livro foi tentar entender melhor como funcionam genericamente estes sistemas de informação para depois avaliar as vantagens e as desvantagens da utilização de indicadores de sustentabilidade para avaliar o processo de desenvolvimento. Para isso foram comparados três sistemas de avaliação que são bem reconhecidos internacionalmente: o Ecological Footprint, o Barometer of Sustainability e o Dashboard of Sustainability.
– Editora FGV: Qual o resultado dessa pesquisa e para quem o livro está
direcionado?
* Hans van Bellen: Acredito que principal resultado da pesquisa é
reconhecer que, apesar do surgimento de diversas ferramentas neste
campo nos últimos anos, ainda temos muito que avançar. Qualquer
processo de avaliação é complexo, o desenvolvimento pode ser avaliado
dentro de uma perspectiva local, regional ou mundial. Ou podemos optar por diferentes dimensões do processo: econômica, social ou ecológica.
Neste processo o mais importante para o gestor é conhecer os diferentes sistemas de indicadores e o contexto onde eles podem ser utilizados para que os resultados da avaliação possam realmente orientar sua ação.
Neste sentido acredito que o livro possa interessar em geral todos
aquelas pessoas que tem um interesse especial na questão do
desenvolvimento e meio ambiente.
Maiores informações :
Email do autor:
hansmichael@cse.ufsc.br