Parceria da UFSC com a Fapeu comemora 33 anos

27/09/2010 13:20

Claudio Amante (centro) e Gilberto Ângelo (c/ a placa)

Claudio Amante (centro) e Gilberto Ângelo (c/ a placa)

O papel importante desempenhado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão Universitária (Fapeu) para tornar a UFSC uma das melhores universidades do País e da América Latina foi comemorado sexta-feira, 24 em Florianópolis, na solenidade alusiva aos 33 anos da Fundação.

Prestigiada por pró-reitores e diretores da UFSC e dirigentes e funcionários da Fapeu,a solenidade foi conduzida pelo diretor adminsitrativo Gilberto Vieira Ângelo, que representou o superintendente geral Pedro da Costa Araújo, ausente por motivo de viagem.

Para marcar a parceria histórica com a fundação de apoio, o representante do reitor Álvaro Prata, o pró-reitor de Assuntos Estudantis (Prae), Cláudio Amante, recebeu, em nome da Reitoria, uma placa comemorativa aos 50 anos da UFSC.

O diretor administrativo ressaltou não só a contribuição científica e tecnológica da Universidade, mas também frisou o seu significado na vida e no cotidiano das pessoas. “O destino de muitos de nós está associado à existência da UFSC”, sintetizou Gilberto Vieira Ângelo.

O presidente do Conselho Curador, Ermes Tadeu Zapelini, postado ao lado dos diretores e demais conselheiros, assinalou que a Fapeu sente-se partícipe do sucesso da UFSC. “Quando cumprimentamos a Universidade, na verdade, cumprimentamos a nós mesmos”, disse com orgulho. Além de reconhecer os atuais e ex-dirigentes da UFSC e da Fundação, Zapelini homenageou a equipe, os pesquisadores e parceiros da pesquisa e da extensão universitária.

Ex-conselheiro da Fundação, o pró-reitor Cláudio Amante, discursando em nome do reitor Álvaro Prata e do vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva (Paraná), enfatizou a participação das fundações de apoio no funcionamento e desenvolvimento das universidades. “A Fapeu é uma excelente fundação e é uma das responsáveis pela história vitoriosa da UFSC”.

Cláudio Amante, ao revelar a face social da instituição, referenciou a interiorização com a abertura dos campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville. “A UFSC tem a capacidade de mudar, transformar a realidade das cidades e dos cidadãos”.

Além do pró-reitor Cláudio Amante, prestigiou o evento o pró-reitor de Infraestrutura, João Batista Furtuoso. O pró-reitor de Desenvolvimento Humano e Social (PRDHS), Luiz Henrique Vieira Silva, foi representado por Cláudio Guedes. Já o professor Jorge Campagnolo compareceu no lugar da pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Débora Peres Meneses.

A solenidade dos 33 anos da Fapeu contou ainda com a presença do presidente do Conselho Fiscal, professor Osvaldo Momm, do diretor geral da fundação, professor Cleo Nunes de Sousa, e da diretora financeira, professora Elizabete Simão Flausino.

Segundo salientou Gilberto Vieira Ângelo, a Fapeu está cumprindo rigorosamente a sua missão:“promover o desenvolvimento científico, tecnológico e social através do apoio à comunidade universitária da UFSC”.

Informação pelo telefone: 3334-6411.