Arte na Escola – Pólo UFSC realiza minicurso “História, cultura e povos pré-colombianos”

26/04/2006 17:32

Ivonete Souza será uma das ministrantes

Ivonete Souza será uma das ministrantes

Acontece nesta quarta-feira, dia 3 de maio, das 14 às 18 horas, o primeiro minicurso da programação anual do projeto Arte na Escola – Pólo UFSC, com o tema “História, Culturas e Povos Pré-Colombianos”, ministrado pelas professoras Ivonete da Silva Souza e Silvia Reiner. O evento, dirigido a professores de arte da rede pública de ensino da grande Florianópolis, é aberto a outros interessados da comunidade em geral. Serão dois dias de atividades para este minicurso, que continuará no próximo dia 10. O evento é gratuito, com vagas limitadas para 20 participantes, e haverá certificado de participação. O local da realização será o Teatro da UFSC / DAC – Departamento Artístico Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina.

O minicurso abordará a ancestralidade das culturas pré-colombianas sobre nações latino-americanas na perspectiva das identidades culturais em sua positividade. Durante as atividades serão apresentadas imagens retratando vários aspectos das culturas estudadas, além de um livro com mais de 11 metros de comprimento que mostra, através da reprodução de imagens, o Códice Mexicano “Códice Zouche Nuttall”, com as crônicas mixtecas: El Rey 8 Venado, Garra de Jaguar, y La Dinastia de Teozacualco-Zaachila.

A ministrante, Ivonete da Silva Souza, é pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de História – NipeH, especialista em Antropologia, mestre em Educação e co-autora do projeto de criação e institucionalização da disciplina “Estudos Latino-Americanos” na grade curricular do Colégio de Aplicação da UFSC. Silvia Reiner também é pesquisadora do NipeH, tem graduação em História e é professora do Estado de Santa Catarina e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA.

Outros Eventos: No dia 04 de maio, quinta-feira, das 16 às 18 horas, haverá o “Encontro com o Artista” André Miranda, de Curitiba, que estará expondo xilogravuras com o tema “Xilocidade: Memória Urbana Gravada”, na Galeria de Arte da UFSC. Nos dias 11, 18 e 25 de maio, pela manhã, será realizado o minicurso “Na Roda da Dança”, com a professora Luciana Esmeralda Ostetto, do Curso de Pedagogia da UFSC. Veja a programação completa, agendada para este ano, no link do projeto Arte na Escola – Pólo UFSC, disponível no site www.dac.ufsc.br.

O Projeto Arte na Escola – Pólo UFSC faz parte da Rede Arte na Escola, uma organização que articula instituições brasileiras de Ensino Superior (IES), culturais e educacionais com o Instituto Arte na Escola, cujo objetivo é qualificar o professor de artes por meio de parcerias locais. Reúne esforços a fim de disponibilizar meios e materiais múltiplos ao ensino de arte. Propicia também condições para formação continuada do professor do ensino básico da rede oficial de ensino. A Rede Arte na Escola está presente em mais de 20 estados brasileiros, desenvolvendo suas ações através dos programas Educação Continuada, Midiateca e Prêmio Escola Cidadã.

Realização: Universidade Federal de Santa Catarina – Pró-Reitoria de Cultura e Extensão – Departamento Artístico Cultural – Colégio de Aplicação – Projeto Arte na Escola-Pólo Ufsc – Instituto Arte na Escola

SERVIÇO:

O QUÊ: Minicurso “História, Culturas e Povos Pré-Colombianos”

QUANDO: Dias 03 e 10 de maio, das 14 às 18 horas.

ONDE: Departamento Artístico Cultural / Teatro da UFSC

QUANTO: Gratuito, com certificado de participação.

VAGAS: Limitadas a 20 participantes

CONTATO / INSCRIÇÕES: (48) 3331-9348 e 3331-9447 e artenaescola@dac.ufsc.br

VISITE: www.dac.ufsc.br e www.artenaescola.org.br

Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC