Maicon Tenfen nesta quinta no Círculo de Leitura de Florianópolis

04/04/2006 16:27

O 15º convidado especial do Círculo de Leitura de Florianópolis é o escritor e professor de Literatura Maicon Tenfen. O evento está marcado para o dia 6 de abril, quinta-feira, a partir das 17 horas, no Espaço Cultural Cruz e Sousa, que fica no térreo da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), em Florianópolis.

O Círculo de Leitura de Florianópolis, fundado em julho de 2004, já contou com a participação de Olsen Jr., Fábio Brüggemann, Inês Mafra, Salma Ferraz, Jaime Ambrósio, Mário Pereira, Regina Carvalho, Valdenir Klant, Celestino Sachet, Cleber Teixeira, Clarmi Régis, Carmen Fossari, Maria Odete Olsen e Carlos Henrique Schroeder. O convidado especial é sempre uma pessoa de reconhecida dedicação à leitura. É ela que dá a largada à conversa informal sobre as leituras através dos presentes. A iniciativa tem o objetivo de alimentar e difundir a paixão pela leitura. A idéia é compartilhar esse prazer de forma democrática, sem nenhuma hierarquia entre os participantes do Círculo.

O Círculo de Leitura tem reunido escritores, artistas, professores, alunos, pesquisadores, jornalistas e pessoas da comunidade interessadas em promover o hábito da leitura. A expectativa é que ele se multiplique pelo Estado. O seu sucesso, nesse segundo ano, já estimulou, por exemplo, a fundação de um Círculo de Leitura em Jaraguá do Sul.

Natural de Ituporanga (Planalto Norte de SC), Maicon Tenfen adquiriu o hábito de escrever a partir da sua paixão pela leitura. O contato com um escritor na escola despertou-lhe o sonho de também escrever livros. Aos 31 anos, tem uma dezena de livros publicados. Foi premiado duas vezes no Concurso Nacional de Contos Paulo Leminski. Escreveu, entre outros, Entre a brisa e madrugada, Um cadáver na banheira e O segredo da montanha, além do romance O filho de Feliciano, publicado pela EdUFSC. Tenfen é doutorando em Literatura Brasileira na UFSC e professor no curso de Letras da FURB. Também é cronista de jornal. O autor tem trabalhos publicados na Europa. Suas obras costumam cair nas graças dos leitores.

Maicon Tenfen, com base em experiência própria, avisa que o “estudante precisa ver o autor para crer que a leitura e a escritura são possíveis”. Ele lembra que, ainda menino, filho de agricultores “contaminado” pela TV, teve a oportunidade de ouvir uma palestra de um escritor em sala de aula. “Até então, para mim, escritor era um bicho distante, barbudo, que vivia num tempo mítico, entre os deuses e as deusas da imaginação”. Daí em diante, ele começou a se interessar pela leitura. “Hoje escrevo livros”, conclui.

Contatos: (47) 3327-2626 (casa) ou (47) 3321-0538 (Letras/Furb) maicontenfen@furb.br

Fonte; Editora da UFSC