Projeto estuda revestimento de construções históricas de Santa Catarina

24/05/2005 09:54

Será apresentado durante o VI Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas, que acontece até amanhã (25/5), em Florianópolis, um projeto que busca fornecer informações para a composição de materiais de restauro para edificações históricas em Santa Catarina. O trabalho permitiu a caracterização de argamassas extraídas de dez edificações construídas no século XVIII no Estado. Foram estudados revestimentos de construções históricas de Florianópolis, Laguna e São Francisco do Sul. O objetivo é fornecer bases para a formulação de um material de reparo semelhante, ou a partir de compostos modernos, que não provoque resultados negativos nos revestimentos antigos.

Os autores são Eunice V. Motta, mestre em Engenharia Civil pela UFSC, e os professores, Philippe J. P. Gleize, Denise Antunes da Silva e Humberto Roman, do Departamento em Engenharia Civil do Centro Tecnológico da UFSC. O trabalho ´Caracterização de argamassas de edificações históricas de Santa Catarina` será apresentado nesta quarta-feira, às 14h35min, na sessão sobre Durabilidade e Restauro de Revestimentos.

O estudo mostrou que a maioria das argamassas apresenta um excelente estado de conservação, apesar da idade avançada das construções (todas com mais de 100 anos) e de algumas em total abandono. Em todas as amostras foram encontrados fragmentos de cascas de conchas marinhas. Os autores destacam no trabalho que a restauração de edificações é de grande importância para a memória cultural e histórica. Porém, alertam que intervenções inadequadas, como a remoção do reboco original e sua substituição por rebocos à base de cimento podem causar diversos problemas, devido à incompatibilidade entre os revestimentos antigos e os novos materiais.

Outro problema é que muitos trabalhos de restauração que utilizam técnicas e materiais modernos, como reforço de paredes por injeções de cimento ou a aplicação de novas argamassas de cimento, causam mais danos do que benefícios. Segundo o artigo aceito para apresentação no simpósio, há um consenso entre pesquisadores da área de que antes de qualquer intervenção nessas edificações deve ser realizado um estudo técnico científico, para que seja alçançada uma compatibilidade entre o material existente e o de restauro.

O encontro

O VI Simpósio de Tecnologia de Argamassas, que acontece em Florianópolis de segunda a quarta-feira (23 a 25/5), no Costão do Santinho Resort, reserva sessões específicas para tratar das possibilidades de restauração de construções históricas. Para falar sobre o assunto foi convidada a professora Maria Cruz Iglesias Martinez, responsável por atividades de ensino e pesquisa sobre argamassas históricas e argamassas de cal na Universidade da Coruña (Espanha). Em sua palestra, que será realizada no dia 25 de maio, às 13h, serão destacadas as propriedades necessárias às argamassas destinadas à restauração de obras históricas. A exposição será ilustrada com casos estudados do patrimônio arquitetônico espanhol.

O VI Simpósio de Tecnologia de Argamassas é um dos principais fóruns de discussão dos avanços em tecnologia de argamassas no Brasil e este ano conta também com palestrantes internacionais, no I International Symposium on Mortars Technology. O objetivo é debater aspectos relacionados a materiais, propriedades, desempenho, tecnologia, normalização e controle de qualidade de argamassas, usadas como revestimento ou assentamento em construções de alvenaria. Entre os promotores estão a Associação Brasileira de Argamassa Industrializada (ABAI) e a Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), por meio de seu Grupo de Trabalho em Argamassas. O Sistema Sinduscon da Grande Florianópolis é co-promotor do evento. A organização é do Grupo de Desenvolvimento de Sistemas de Alvenaria (GDA) e do Núcleo de Pesquisa em Construção (NPC), unidades ligadas ao Departamento de Engenharia Civil da UFSC. A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) também está na organização do simpósio.

Mais informações:

– Professor Humberto Ramos Roman

Departamento de Engenharia Civil – Centro Tecnológico

Universidade Federal de Santa Catarina

Fone: (48) 331-7094 / 9971 8630

Email: humberto@ecv.ufsc.br

– Professora Denise Antunes da Silva

Departamento de Engenharia Civil – Centro Tecnológico

Universidade Federal de Santa Catarina

Fone: (48) 331-5176 / 9919 1580

E-mail: denise@ecv.ufsc.br

Site do evento: http://www.sbta.ufsc.br/