Cooperativa inaugura nesta segunda um posto de vendas na UFSC
Nesta segunda-feira, 3 de abril, às 18h, a Cooperativa Social de Pais, Amigos e Portadores de Deficiência Mental (COEPAD) inaugura, no térreo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, um posto de vendas de produtos artesanais confeccionados pelos próprios deficientes. No mesmo local serão comercializados produtos da grife UFSC.
A direção do Colégio Coração de Jesus, em 1999, comunicou, em reunião, aos pais de seus alunos portadores de deficiência mental, que a partir de então não manteria mais salas especiais para estes alunos, e que os que ali permanecessem, deveriam se integrar às salas de aulas normais. Neste mesmo encontro, a direção do Colégio incentivou os pais dos alunos a criarem uma alternativa para estes alunos. Daí nasceu a COEPAD, única para deficientes mentais, com alunos egressos do Coração de Jesus, APAEs e outras instituições similares.
O professor Aldo Brito, aposentado da UFSC, é o presidente da Cooperativa que atende, atualmente, 28 pessoas, entre elas a filha mais nova de Aldo, que é portadora de Síndrome de Down.
A Fundação Vidal Ramos cedeu o espaço, na rua Victor Konder, que já está pequeno para abrigar as três oficinas lá desenvolvidas: reciclagem de papel, cartonagem e produção de materiais de higiene, como fraldas descartáveis. A cooperativa tem uma excelente produção de papel reciclado, do qual são feitos, entre outros produtos, cartões de visita.
Cada oficina tem um coordenador, todos voluntários. Uma parceria com o Instituto Guga Kuerten, proporciona atividades de lazer, às quartas-feiras. Outros voluntários, sextas à tarde, dão aulas de pintura.
A ação da COEPAD, que não tem fins lucrativos, proporciona ganhos aos cooperados, em função do retorno dos bens comercializados, fruto do próprio trabalho, alcançando um dos objetivos principais da cooperativa que é permitir aos portadores de deficiência mental o acesso à cidadania.
A direção da UFSC foi sensibilizada pelos trabalhos desenvolvidos pela COEPAD que produz os canudos entregues aos formandos, por ocasião da formatura. Os canudos são feitos de papel reciclado e tem um quê de muita originalidade – em cada um deles é agregada um pouco de grama da UFSC, assim o aluno simbolicamente leva sempre um pouco da universidade consigo. Os alunos da COEPAD também participaram de 5 turmas de inclusão digital, num projeto especial, oferecido pelo Centro de Cultura e Eventos.
A partir destas cooperações surgiu a idéia do primeiro posto de vendas, além da sede da COEPAD, que vai funcionar no Centro de Cultura e Eventos.
Informações: 3222-8757 e coepad@coepad.com.br
Por Alita Diana/jornalista coordenadora da Agecom