Escritório de arquitetura Studio Methafora vence concurso nacional para construção de shopping center no RS
O escritório de arquitetura Studio Methafora & Arquitetos Associados, de Florianópolis (SC), venceu concurso público nacional de arquitetura e urbanismo para construção de shopping center, com área total de construção aproximada em 30 mil metros quadrados. A equipe do escritório que elaborou o anteprojeto vencedor é formada, em sua maioria, por professores e alunos do Departamento de Arquitetura da UFSC. Além do prêmio de R$30.000, 00 para o 1° lugar, o escritório assinará contrato para executar o projeto, orçado em R$320.000,00.
O objetivo do concurso público foi selecionar a melhor proposta de solução arquitetônica para reforma e ampliação do Centro Administrativo da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), no campus do Município de São Leopoldo /RS. O concurso foi organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil – Rio Grande do Sul (IAB-RS) e promovido pela Unisinos. Participaram do concurso 37 projetos, inscritos por arquitetos de 13 estados do Brasil.
O parecer da comissão julgadora, composta por arquitetos convidados (Paulo Bruna, professor da Faculdade de Urbanismo da USP; Miguel Angel Roca, professor das Faculdades de Arquitetura da Universidade Nacional de Córdoba e da Universidade Nacional de Buenos Aires e pelos arquitetos Júlio Ramos Collares, Fernando Duro da Silva e Renato Marques Fernandes) considerou a proposta apresentada pelo projeto do Studio Methafora como singular e “distante das atuais tipologias consumistas e mercantilizadas encontradas em edificações para shoppings”.
“É um marco historio, em relação à arquitetura que favorece os relacionamentos e para que as coisas aconteçam”, afirma o professor da UFSC Michel de Andrado Mittmann. A comissão julgadora teve como um dos critérios de seleção a adequação das propostas inscritas às diretrizes conceituais da universidade, com destaque para o movimento Unicidade. Criado pela Unisinos, a Unicidade tem o objetivo de trazer a comunidade para dentro da universidade, estimular o desenvolvimento regional e promover a formação do ser humano solidário.
O Studio Methafora mistura a geração de profissionais mais acostumados com as novas tecnologias com outros mais experientes. A equipe vencedora conta com quatro alunos de graduação em Arquitetura, e, para contra-balançar, conta também com a experiência do professor da UFSC Enrique Hugo Brena, um dos arquitetos associados ao Methafora. Brena elaborou, entre outros trabalhos, o projeto arquitetônico da Rodoviária Municipal Rita Maria e do prédio da Central Elétrica de Santa Catarina, na rodovia Ademar Gonzaga, em Florianópolis, e a Escola Técnica de Itajaí, em São José.
Para Brena, formado na Faculdade de Arquitetura do Uruguai, em 1965, o prêmio é motivo de grande felicidade, pois o concurso escolhe o vencedor através da qualidade do projeto inscrito e não por concorrência, o que iria privilegiar o projeto de menor orçamento de execução.
Ano passado a Unisinos promoveu outro concurso, este para reforma do Complexo Esportivo e da Arena Multiuso da universidade, sendo o projeto do Studio Methafora o segundo colocado. A execução do projeto do shopping center aguarda a tramitação legal e liberação de verbas.
De acordo com a assessoria de imprensa da Unisinos, o público potencial do shopping é de 700 mil, compreendendo a população de 16 municípios, entre eles São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Novo Hamburgo, Portão, Campo Bom, Estância Velha, Dois Irmãos, Ivoti, São Sebastião do Caí e outros. De acordo com o levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa & desenvolvimento de Mercado (IPDM), o shopping, com alcance regional, terá ancoragem de lojas nos ramos supermercadista, têxtil, cinemas e praça de alimentação. A previsão da Unisinos é que o empreendimento esteja funcionando a partir do segundo semestre de 2006.
Por Anderson Porto/bolsista de jornalismo da Agecom