Jornadas Bolivarianas de 20 a 24 de novembro na UFSC
Já está tudo pronto para a terceira edição das Jornadas Bolivarianas, que acontecem de 20 a 24 de novembro de 2006. O evento é composto por um ciclo de palestras e debates, promovido pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC, o IELA, que busca refletir, a partir do pensamento crítico, a conjuntura político/econômico/cultural desta parte do continente chamado de Abya Yala pelo novo movimento autóctone. Para este ano estão confirmados conferencistas de vários países da América Latina e dos Estados Unidos, apresentação de vídeos sobre a temática latino-americana, e apresentação de trabalhos que versam sobre o tema “Teoria Social e Eurocentrismo: a insurgência do pensamento crítico”.
O projeto Jornadas Bolivarianas nasceu em 2004, promovido pelo Observatório Latino-Américano (OLA), e desde então vem se configurando como um inovador espaço acadêmico e comunitário dedicado ao debate, formulação e difusão de informações e análises relevantes e críticas acerca da realidade latino-americana. Articulando diversas áreas do saber, as Jornadas buscam compreender as transformações por que passa a América Latina e o conseqüente processo de organização política e social dos povos. Este ano o tema a ser discutido é Teoria Social e Eurocentrismo: a insurgência do pensamento crítico. O propósito é fugir da lógica do pensamento colonizado e atuar na linha do que já ensinou o educador venezuelano Simón Rodríguez, para quem a América Latina devia ser capaz de parar de imitar e criar o novo, gestando um conhecimento próprio a partir da realidade local.
Ainda que a tendência dominante continue sendo a representada pelo eurocentrismo, a existência de um pensamento crítico na América Latina sempre se caracterizou historicamente pelo rigor científico, amplo conhecimento do pensamento clássico europeu e profundo compromisso com a superação do subdesenvolvimento que deixa milhões de pessoas em condições infra-humanas. A divulgação desta tradição como também o seu aprimoramento é, portanto, indispensável para superar o circulo vicioso do subdesenvolvimento e da dependência que marca nosso desenvolvimento científico e cultural, nossa situação atual e caracterizam nossa formação social.
Para fazer este debate – que contará com sub-temas como Meio Ambiente, Filosofia, Eurocentrismo, Nacionalismo, Saber Popular, Povos Originários, Educação, Resistência Popular, Identidade, Cultura, Dependência e Linguagem – já estão confirmados os seguintes conferencistas:
. John Bellamy Foster – editor da revista Monthly Reviw – EUA
. Enrique Dussel – UNAM – México
. Kanavillil Rajagopalan – Unicamp – Brasil
. Adolfo Morales Valadares – UAM/ México
. Felipe Quispe Huanca – Movimento Pachakuti – Bolívia
. Pedro Martinez – Rádio Habana – Cuba
. Fernando Sarango Macas – Universidade Intercultural Amawtay Wasi – Equador
. Leila Escorsim – UFRJ – Brasil
. Gilberto Vasconcelos – Brasil
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por e-mail:
ola@cse.ufsc.br
Mais informações e programação : www.ola.cse.ufsc.br
Tel: 55 (48) 3331.9297 – ramal 37
55 (48) 99078877 – com Elaine
Fonte: Ola/ Por Elaine Tavares