Reitor e vice-reitor da UFSC fazem balanço de um ano de gestão

09/05/2005 11:18

O reitor da UFSC professor Lúcio José Botelho e o vice-reitor professor Ariovaldo Bolzan concedem entrevista coletiva, na qual farão um balanço do primeiro ano de gestão. A entrevista será nesta terça-feira, dia 10 de maio, às 10h, na Sala Goiabeira, no 1º andar do Centro de Cultura e Eventos. Na entrevista também estarão presentes os Pró-reitores da UFSC.

Expansão e Interiorização da UFSC

O tema principal será a expansão da UFSC, através da interiorização, visando implementar a democratização do acesso ao ensino superior público, oferecendo, inicialmente, cursos de licenciatura, no modelo educação a distância. Em conseqüência, atendendo assim a uma demanda do Ministério da Educação de que todos os professores da rede pública tenham graduação superior.

O estado de Santa Catarina, embora tenha uma grande cobertura do ensino superior, pela presença de universidades comunitárias, e uma grande oferta de vagas, merece um maior número de vagas públicas federais. Observa-se que alunos vindos de todas as partes do estado se deslocam para estudar na capital, onde se localiza a UFSC.

A partir desta discussão uma emenda do deputado Jorge Boeira, do PT, inédita porque concentrada para a área de educação superior, permitiu o avanço na proposta da interiorização, começando pelo sul do estado.

Assim esboçou-se a proposta de interiorização a partir da criação de pólos com áreas de irradiação – modelo distribuído. A UFSC possui inegável competência instalada no que concerne à educação a distância, sendo uma das pioneiras do Brasil . O vice-reitor, professor Ariovaldo Bolzan, é o presidente da Redisul que congrega as universidades públicas, do sul do país, que fazem ensino a distância e vice-presidente da Unirede que congrega todas as universidades estatais e federais que fazem ensino a distância.

Inicialmente está prevista a instalação no estado de cinco macropólos em Laguna,Tubarão, Criciúma , Araranguá e Lages. Serão oferecidos os cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática na modalidade a distância. Professores da UFSC já estão sendo capacitados para atuarem segundo as demandas do novo modelo que deverá ser implementado a partir do

segundo semestre de 2005. A UFSC está credenciada pelo MEC a oferecer vagas para o ensino a distância em Matemática, Física, Biologia, Química, Sociologia e Filosofia. Há uma previsão para que se instalem, posteriormente, macropólos também em Pouso Redondo, Videira e Concórdia.

Em 2005 a UFSC completa 45 anos de criação. Estão previstas diversas atividades e comemorações ao longo do ano.

Novo Portal e Selo Comemorativo dos 45 anos

O reitor e o vice-reitor apresentarão também o novo portal da UFSC que visa melhorar a comunicação institucional , facilitar a integração com a comunidade acadêmica e a sociedade e implementar a popularização e divulgação da ciência.

5ª SEPEX e Maratona Fotográfica

Será também lançada a 5ª Semana de Ensino Pesquisa e Extensão – a SEPEX, a maior mostra científica do estado, gratuita e aberta à comunidade. A SEPEX acontece de 14 a 17 de setembro.

Também em comemoração aos 45 anos acontece a 1ª Maratona Fotográfica – 12 horas focando a UFSC, no dia 15 de junho, aberta à comunidade.

Aniversário do Centro de Cultura e Eventos

À noite, no dia 10, em comemoração ao primeiro aniversário do Centro de Cultura e Eventos, que tem o auditório com a maior capacidade no estado, acontece o lançamento do Projeto Vitrine Cultural, apresentações do Duo-cipó, Centro de Dança Edson Nunes, Albertina Ganzo (dança de rua), cantor Ed. Jr e Coral da UFSC, às 19h. Entrada franca.

Por Alita Diana/jornalista coordenadora da Agecom