Conferência em Santa Catarina busca efetividade da política local de ciência, tecnologia e inovação
A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) promoverão nos dias 26 e 27 de novembro a III Conferência Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O evento será em Joaçaba. Lages e Joinville sediaram as edições anteriores. A terceira conferência acontece na esteira da Lei Catarinense de Inovação – sancionada pelo governador Luiz Henrique em 2008 e regulamentada neste ano – e da aprovação unânime da Política Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, em setembro passado, por parte do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conciti).
Garantir a efetividade da política, definir prioridades e linhas de ação futuras são objetivos do evento que vai reunir pesquisadores, representantes do governo, de universidades e do setor empresarial. “A conferência também servirá para preparar o estado para a IV Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, adianta Diomário Queiroz, presidente da Fapesc.
Marcado para maio de 2010, o evento nacional discutirá políticas públicas de CT&I visando à sustentabilidade social, econômica e ambiental, com base da pesquisa científica, no desenvolvimento tecnológico e nas inovações, “assim como na conferência estadual”, nas palavras de Gilberto Montibeller Filho, da Fapesc.
Para dinamizar a reunião em Joaçaba, seus participantes se dividirão em quatro grupos de trabalho para sugerir modos de fortalecer a articulação entre universidades, núcleos de inovação e empresas, o papel das Secretarias de Desenvolvimento Regional no Sistema Catarinense de CT&I e o empreendedorismo inovador e sustentável nas diversas regiões, entre outros temas a serem abordados.
Também serão definidas as prioridades de estudos sobre fontes de energia, novos materiais, biodiversidade e ciências agrárias, além de debaterem temas como bolsas de pesquisa, capacitação de recursos humanos e estruturação regional para CT&I.
Mais informações em www.fapesc.sc.gov.br/conferencia2009
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fapesc