Professor da Universidade de Quebec fala sobre efeitos dos carboidratos no exercício prolongado
Os efeitos dos carboidratos no exercício prologado serão assunto de uma palestra com o professor canadense Denis Massicotte, na próxima segunda-feira, 13. O tema é recorrente em pesquisas que buscam melhorar a performance dos atletas e conhecer o comportamento do organismo humano sob condições de exercício extremo, explica o diretor do Centro de Desportos (CDS) da UFSC, Osni Jacó da Silva. O encontro é gratuito e acontece às 10h, no auditório do CDS.
Encontrados em alimentos como pães, biscoitos e cereais, macarrão, arroz e grãos, vegetais, leite e iogurtes, os carboidratos são a principal fonte de energia para o trabalho muscular. De acordo com Jacó da Silva, sem bons mecanismos de absorção, mobilização e reservas, seríamos muito limitados para realizar exercícios intensos como correr, nadar ou pedalar. A maior parte da energia para estas atividades vem dos carboidratos, que estão circulando no sangue ou armazenados no fígado e músculos.
O palestrante, professor Massicote, é do Departamento de Cineantropologia da Universidade de Quebec, no Canadá. O encontro é destinado principalmente a estudantes e profissionais de Educação Física, Nutrição e outras áreas da saúde. A promoção é do Programa de Pós-graduação em Educação Física, ligado ao Centro de Desportos da UFSC.
Para mais informações acesse www.cds.ufsc.br ou ligue 3331 9062 / 331 93 67
Por Ingrid Cristina dos Santos / bolsista de Jornalismo da Agecom