Congresso discutirá soluções para habitação social
Apresentar alternativas para minimizar um problema que atinge milhões de famílias em todo mundo: a falta de moradia. Esse é o objetivo do II Congresso Brasileiro e I Iberoamerciano sobre Habitação Social (CTHAB’2006) – Ciência e Tecnologia, que será realizado de 14 a 17 de novembro em Florianópolis (SC). No evento, pesquisadores, estudantes e profissionais, vindos da América do Sul, Espanha e Portugal, mostrarão os resultados de pesquisas que têm como foco a redução do déficit habitacional.
Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Posarq) e pelo Grupo de Estudos da Habitação (GHab) da Universidade Federal de Santa Catarina, o congresso trará conferências, palestras, um minicurso e uma mesa-redonda, apresentando os diversos aspectos do tema – desde as tecnologias aplicadas na habitação voltada ao usuário de baixa renda até os fatores sociais que envolvem o déficit habitacional. “Embora o evento não tenha um viés político, é importante que a academia fomente as iniciativas do poder público nessa área”, explica a coordenadora geral do evento, professora Carolina Palermo Szücs.
Na UFSC, o tema é estudado desde 1993, quando foi criado o GHab, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo. “Há outros núcleos de pesquisa no Brasil, mas certamente fomos um dos primeiros grupos formados com o objetivo específico de sistematizar o conhecimento nessa área”, afirma a professora Carolina. Segundo ela, até a realização do primeiro CTHAB, há três anos, pesquisas em habitação social eram abordadas superficialmente em eventos relacionados à Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.
Na primeira edição do CTHAB, realizada em Florianópolis no ano de 2003, participaram 261 pessoas, incluindo pesquisadores de universidades e integrantes de órgãos públicos voltados à habitação. A expectativa da organização é de que, neste ano, 400 pessoas participem do Congresso, que será realizado no Praiatur Hotel, em Ingleses.
As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no site www.cthab.ufsc.br, no qual também está disponível a programação completa do evento.
Por Débora Horn / Núcleo de Comunicação do CTC