Inscrições para o concurso nacional de documentários DOC-TV vão até 17 de março
Interessados em participar da terceira edição do concurso nacional de documentários (DOC-TVIII) têm até o dia 17 de março para realizar sua inscrição. A entrega de documentos e do projeto deve ser feita das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Avenida do Antão, 1884, na subida do Morro da Cruz.
O Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro (DOCTV) incentiva a parceria entre a televisão pública e a produção independente. Criado em 2003, tem por objetivo promover a regionalização da produção de documentários, além de articular um circuito nacional de teledifusão a partir da Rede Pública de Televisão e propor um modelo de negócio que viabilize mercados regionais para o documentário brasileiro.
Em sua terceira edição o concurso irá selecionar um projeto de documentário de, no mínimo, 52 minutos, que proponha uma visão original a partir de situações, manifestações e processos contemporâneos do estado de Santa Catarina. Qualquer pessoa está habilitada a participar, desde que tenha residência comprovada em Santa Catarina, no período mínimo de dois anos. O tema do documentário deverá ser relacionado com o estado catarinense.
O projeto vencedor ganhará um orçamento total de R$ 100 mil a partir da assinatura do contrato de co-produção com a TV Cultura SC e a Fundação Padre Anchieta/TV Cultura e será exibido em cadeia nacional na programação da Rede Pública de Televisão em programações regionais da TV Cultura SC, no período de novembro de 2006 a julho de 2007.
O projeto DOCTV foi criado pelo Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria do Audiovisual, com a TV Cultura de São Paulo, com a Associação Brasileira de Emissoras Públicas.
Oficina de Formatação de Roteiros
Na primeira edição do DOCTV, muitas pessoas deixaram de se inscrever no concurso porque não sabiam como elaborar um roteiro. Para solucionar o problema, a TV Cultura criou, no ano passado, a Oficina de Formatação de Roteiros, com o objetivo de ensinar como criar uma história.
Este ano, a oficina será realizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro, das 8h às 18h, na sala Assis, no prédio B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. As aulas serão ministradas pela documentarista Cláudia Fagundes.
O limite máximo é de 30 inscritos, que devem ter um pré-projeto elaborado, não necessariamente em forma de roteiro. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de fevereiro, na TV Cultura, localizada na Avenida do Antão, 1884, de segunda a sexta-feira, até às 18h.
Veja o Edital
Mais informações pelo telefone (48) 3228-0800
Com informações do Unaberta (www.unaberta.ufsc.br)