Núcleo de Pesquisa em Asma do HU da UFSC precisa de voluntários
O Núcleo de Pesquisa em Asma (Nupaiva), do Hospital Universitário da UFSC está recrutando voluntários para a realização de testes para obter dados sobre doenças respiratórias de acordo com o clima e meio-ambiente brasileiros. O teste, que leva cerca de duas horas, é feito através de nebulização com medicamentos que induzem a tosse no paciente, então a secreção liberada é recolhida e analisada. O teste, que utiliza uma técnica canadense, é pioneiro no Brasil.
Os voluntários precisam ser pessoas saudáveis e não-fumantes para servirem como referência. “Os diagnósticos coletados serão utilizados como valores de referência do grau de normalidade e que servirão como base para as pesquisas”, argumenta. Se em algum paciente fora detectado algum problema, os médicos farão um acompanhamento e tratamento com medicamentos já existentes no mercado e assim, avaliar os resultados. “Não se trata de uma pesquisa de tratamento, mas sim de diagnóstico e de acompanhamento de tratamento”, esclarece o doutor Pablo Moritz, coordenador do projeto.
Segundo ele, os estudos até agora disponíveis no Brasil são provenientes de outros países, por isso a necessidade da pesquisa. “Precisamos ter dados de referência dentro da nossa realidade, de acordo com o nosso clima, meio ambiente e níveis de poluição”, explica. O médico afirma ainda que os voluntários precisam ser pessoas saudáveis e não-fumantes para servirem como referência. “Os diagnósticos coletados serão utilizados como valores de referência do grau de normalidade e servirão como base para as pesquisas”, argumenta.
Cerca de 10% da população de Florianópolis é asmática, de acordo com os dados do Nupaiva. A rinite alérgica, inflamação nas mucosas nasais, atinge cerca de 30% das pessoas na Capital. “Já os fumantes são um terço da população mundial, número que se repete no Brasil”, calcula. Os interessados em participar como voluntários devem procurar o Núcleo de Pesquisa em Asma e Inflamação em Vias Aéreas, que fica no Hospital Universitário.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (48) 234- 7711