Biblioteca Digital de Literatura Brasileira
O Núcleo de Pesquisas em Informática, Lingüística e Literatura da UFSC (NUPILL) lançou recentemente a Biblioteca Digital de Literatura, que pode ser acessada pelo endereço
www.literatura brasileira.ufsc.br. O site disponibiliza aos internautas aproximadamente 500 obras da literatura brasileira e um banco de dados com informações sobre vida e obras de mais de 13 mil escritores.
O objetivo é difundir a literatura, de forma fácil e prática, aos que não podem comprar livros mas que têm acesso a computadores e à internet, às escolas e seus alunos e a localidades isoladas e carentes. Algumas obras disponíveis no site são raras e de difícil localização em bibliotecas públicas.
Segundo o coordenador do Nupill, professor Alckmar Luiz dos Santos, trata-se do maior acervo digital do mundo em literatura brasileira, com a disponibilização de páginas biográficas dos principais autores, classificando-os por estilos. Nelas, são informados sua produção literária, títulos de suas obras separadas por gênero: romances, teatro, poesia, contos, data da publicação original e obra completas. Os internautas ainda possuem a opção de imprimir as obras, já que as obras disponibilizadas são de domínio público.
Cerca de 40% das obras foram digitalizadas pelo Nupill, utilizando um scanner e um programa de computador que converte a imagem de cada página em texto, que em seguida é editado, já que aparecem algumas falhas. Os outros 60% das obras foram obtidas junto a outras bibliotecas digitais já existentes, como a Biblioteca Nacional que possui 168 obras digitalizadas.
O Nupill está vinculado ao Curso de Pós-Graduação em Literatura Brasileira, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). As atividades desenvolvidas no Nupill contam com a participação de alunos da graduação e da pós-graduação (mestrado e doutorado), pesquisadores de universidades de todo o país, e vem mantendo um fértil intercâmbio com pesquisadores de diversos países do mundo.
Por Gutieres Baron/bolsista de jornalismo da Agecom