Estudantes da UFSC participam de conferência internacional de ecologia
Dez integrantes de programas de pós-graduação da UFSC foram contemplados com um prêmio da Fundação Ford e puderam participar da Conferência Internacional de Ecologia, que teve como tema Ecologia na Era da Globalização. O encontro foi realizado em janeiro, na cidade de Mérida, no México. A conferência teve como objetivo geral discutir temas como espécies invasoras, migração humana e sistemas de produção. Quase todos os pós-graduandos da UFSC apresentaram trabalhos na conferência.
O Prêmio da Fundação Ford foi disponibilizado para possibilitar uma maior participação de estudantes da América do Norte e Sul, tanto de graduação quanto de pós-graduação. Os estudantes da UFSC foram selecionados entre inscritos de toda a América Latina e apenas 110 receberam o incentivo de mil dólares para custear sua permanência durante a conferência internacional. Destes 110 estudantes, 10 são da UFSC e apenas um não foi contemplado pela Fundação Ford, mas também esteve presente no encontro. Foram contemplados alunos dos programas de pós-graduação em Biotecnologia, Agroecossistemas, Engenharia Ambiental, Psicologia e Geografia.
Durante o encontro foram organizadas recomendações para o aumento da
comunicação e colaboração entre cientistas do ambiente e organizações públicas ou privadas relacionadas com o desenvolvimento econômico-social, assim como para a aplicação da ciência ecológica aos problemas associados com a globalização. As recomendações foram apresentadas em artigos de revistas e divulgações internacionais do foro político e científico e numa série de relatórios sobre as sessões de trabalho. Estes relatórios estarão disponíveis na página da Internet da Sociedade Ecológica Americana (ESA) e serão possivelmente publicados na revista “Ecological Applications” (www.esa.org/mexico).
Suinocultura
Uma das contempladas foi Luciana C. Castro, doutoranda da Pós-Graduação em Geografia, na área de Utilização e Conservação de Recursos Naturais. Seu trabalho de doutorado vai permitir uma análise do projeto de suinocultura desenvolvido em Santa Catarina e que faz parte do Programa Nacional de Meio Ambiente II (PNMA II) do governo federal. O projeto é uma pequena parte de um grande programa ambiental desenvolvido, praticamente, em todos os estados da federação. Em Santa Catarina, o projeto de suinocultura está sendo conduzido na sub-bacia do rio Lajeado dos Fragosos (Concórdia) e na sub-bacia do rio Coruja-Bonito (Braço do Norte). “Como esta atividade é bastante importante para o Estado, mas também gera graves problemas ambientais, o projeto tem implementado ações que têm por objetivo geral minimizar tais conseqüências e assim, melhorar a qualidade de vida tanto no campo, como na cidade. Minha parte está exatamente em avaliar se estas ações estão sendo válidas, como estão sendo feitas e os seus resultados a curto e médio prazo”, explica Luciana.
Segundo ela, participar da conferência foi muito importante para o acompanhamento dos debates e contatos com outros pesquisadores. “Para mim foi ótimo ter participado, além da honra por ter recebido um prêmio de uma fundação tão conceituada mundialmente, como é a Fundação Ford”, avalia a doutoranda que apresentou parte de seu trabalho no evento internacional. De acordo com Luciana, os programas de pós-graduação também auxiliaram os alunos a participarem da conferência, colaborando com o envio de cartas de apresentação e contrapartida em recursos financeiros, assim como a Reitoria, que também colaborou para que a viagem ao México fosse viabilizada.
Conheça os estudantes contemplados:
Adriana A. Corrêa / Formação Acadêmica: Ciências Biológicas / Pós-Graduação: Biotecnologia (Mestrado)
Beatriz B. Andrade / Formação Acadêmica: Administração / Pós-Graduação: Gestão Ambiental – Turismo (Mestrado)
Daiane S. Caporal / Formação Acadêmica: Engenheira Florestal / Pós-Graduação: Agroecossistemas (Mestrado)
Débora M. Brentano / Formação Acadêmica: Ciências Biológicas / Pós-Graduação: Engenharia Ambiental (Mestrado)
Giselle Mânica / Formação Acadêmica: Psicologia / Pós-Graduação: Psicologia (Mestrado)
Grazielle Tagliamento / Formação Acadêmica: Psicologia / Pós-Graduação: Psicologia (Mestrado)
Luciana Camargo Castro / Formação Acadêmica: Ciências Biológicas / Pós-Graduação: Geografia (Doutorado)
Marcos A. Lana / Formação Acadêmica: Engenheiro Agrônomo / Pós-Graduação: Agroecossistemas (Mestrado)
Maria Raquel Catalano / Formação Acadêmica: Engenharia Civil / Pós-Graduação: Engenharia Ambiental (Mestrado)
Marina Christofidis / Formação Acadêmica: Ciências Biológicas / Pós-Graduação: Engenharia Ambiental (Mestrado)
Por Arley Reis
Agecom/UFSC