Professora da UFSC recebe Comenda do Mérito Farmacêutico

Professora Cláudia Maria Oliveira Simões
Criada pelo Conselho Federal de Farmácia através da resolução nº 323, de 16/1/1998, a Comenda do Mérito Farmacêutico, de acordo com a própria norma que a institui, visa a distinguir farmacêuticos e autoridades, pelos relevantes serviços prestados à profissão farmacêutica.
A Comenda é constituída de uma medalha e um diploma. As indicações dos nomes, para recebê-las são votadas pelo Plenário do Conselho Federal de Farmácia e têm de ser aprovadas, por maioria absoluta, na sessão do mês de novembro de cada exercício.
A professora Cláudia foi a única indicada pelo estado de Santa Catarina.
`A Administração da Universidade, a professora Cláudia assim se reportou, em relação ao prêmio recebido:
“É com muita satisfação que compartilho esta vitória com todos vocês, que hoje dirigem a UFSC, e gostaria de dedicar este reconhecimento à esta Instituição , que tão bem me acolheu há 20 anos e me propiciou as condições necessárias para a realização do trabalho que está sendo hoje reconhecido com a outorga deste prêmio.”
Professora Cláudia Maria Oliveira Simões
A professora Cláudia Simões é vinculada ao Departamento de Ciências Farmacêuticas, do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC) e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, desenvolve suas pesquisas em três grandes linhas: Estudo das atividades antiviral e citotóxica de produtos naturais, Controle de Qualidade de Medicamentos e Investigação farmacológica de plantas medicinais brasileiras. É doutora em Ciências Biológicas e da Saúde, pela Université de Rennes I – França,grau obtido em 1992, com a tese: ” Étude de l`activité antivirale et des relations structure-activité de substances d`origine naturelle : plantes utilisées en medecine traditionnelle au sud du Brésil sapogenines et saponosides triterpeniques.”
A professora Cláudia Simões desenvolve várias pesquisas e projetos, como o da Associação de Vigilância Sanitária (ANVISA), do qual é a coordenadora na UFSC, de “Monitoração e Fiscalização de Propaganda, Publicidade, Promoção e Informação de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária”. Exerceu, entre outras funções, a de Diretora do Departamento de Apoio `a Pesquisa.
Tem vários livros publicados, entre eles: Farmacognosia: da planta ao medicamento e Plantas da medicina popular no Rio Grande do Sul.
Por Alita Diana/jornalista coordenadora da Agência de Comunicação




























