Livro da EdUFSC discute a formação de professores em SC
Navegar é preciso. Investigar e discutir a formação de professores,
especialmente pedagogos, para entender os antigos e os atuais
problemas educacionais do Brasil, também. Daí para o livro Professores para a escola catarinense – contribuições teóricas e processos de formação, publicado pela Editora da UFSC (EdUFSC) é um pulo, ou melhor, um salto.
“São muitas e valiosas as contribuições dos pesquisadores da área de
educação, principalmente daqueles ligados às universidades públicas.
Buscar na história das políticas educacionais, tanto nacionais como nas mais localizadas, é um importante caminho para compreender as
fragilidades e as insuficiências de nossos sistemas de ensino e de
formação dos profissionais da educação”, dizem as autoras Maria
Hermínia Lage Fernandes Laffin, Marilene Dandolini Raupp e Zenilde
Durli (organizadoras), que integram o Grupo de Pesquisa Ensino e
Formação de Educadores (GPEFESC) da Universidade Federal de Santa
Catarina.
No livro, pela ordem, o primeiro grupo de trabalhos localiza as
investigações nas décadas de 30 e 50 do século passado. Esse
conjunto de relatos aponta para os diferentes aspectos e fatos que
marcaram, e ainda marcam, o processo de formação de professores no
Estado e a relação que tiveram com as políticas educacionais da época.
O segundo grupo analisa os resultados mais recentes dos estudos e
pesquisas produzidas em programas de pós-graduação em educação,
formação de professores em geral, cata evidências empíricas e os
fundamentos teóricos que orientaram as ações dos agentes sociais da
época numa leitura atenta e crítica.
Hoje, o principal curso de formação de professores – o curso de
Pedagogia – vive um intenso e polêmico processo de debates sobre sua
identidade científica, sua estrutura acadêmico-curricular e sua
localização institucional. Assim, o primeiro artigo, de um total de dez, esmiuça a relação entre a formação de professores e a implementação de um processo chamado de “cientificização” do campo educacional.
O segundo texto traz a “Infância e Formação de Professores:
concepções produzidas no Instituto de Educação de Florianópolis nas
décadas de 1930 e 1940″, procurando compreender as causas e
conseqüências das mudanças ocorridas na organização das instituições
escolares.
No terceiro texto, Leziany Silveira Daniel joga na roda as
contribuições que João Roberto Moreira, um importante intelectual catarinense, deu para a formação de professores, particularmente pela defesa que fazia da necessária integração da psicologia e da sociologia ao incipiente campo das ciências da educação.
Letícia Carneiro de Aguiar, no oitavo ensaio, fala sobre a gênese do
curso de pedagogia em nosso estado; estudo histórico para o período
compreendido entre 1960 e 1980. Intitulado “O curso de Pedagogia em
Santa Catarina: identidade e hegemonia de classe”, o trabalho é um
desenho da atual questão da identidade do curso de Pedagogia,
resgatando e analisando sua história, situando-o no âmbito das políticas de ensino superior e das condições sociopolíticas do projeto societário de um “Estado-de-classe”. Ali, discute-se a questão da hegemonia em seus múltiplos campos: político, econômico, cultural, moral e intelectual.
O penúltimo texto, de Leda Scheibe e Zenilde Durli, aborda a
“Expansão dos cursos de Pedagogia em Santa Catarina nas décadas de
70 e 80: o contexto de privatização na formação de professores”,
trajetória que esteve vinculada ao movimento de expansão de caráter
privado das instituições de ensino superior em Santa Catarina com
implicações de natureza política e epistêmica.
O último artigo, de autoria de Vera Lúcia Bazzo, é o relato de “Uma
experiência de formação para professores do Ensino Superior na UFSC”.
Apresenta uma experiência de formação de professores do ensino
superior desenvolvido na década de 1990 na UFSC, como possibilidade
a ser utilizada para a criação de programas de formação pedagógica para docentes em outras IES de SC.
“São artigos que podem ser lidos não apenas pelos especialistas de
nossa área, mas por todos os que, preocupados com a educação de
nosso estado e de nosso país, buscam compreender as raízes de nossos
problemas educacionais”, concluem Laffin, Raupp e Durli.
Professores para a escola catarinense – contribuições teóricas e
processos de formação
Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin
Marilene Dandolini Raupp
Zenilde Durli (organizadoras)
EdUFSC
261 p. R$ 29,00
        



























