Parceria entre Motorola e Departamento de Informática e Estatística rende mais um prêmio

06/10/2006 09:25

Depois de conquistar, no mês passado, o Prêmio de Excelência em Pesquisa e Desenvolvimento concedido pelo Anuário Informática Hoje, um projeto desenvolvido no Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/UFSC) destacou-se novamente no cenário nacional. Implementado em parceria com a empresa Motorola e outras três instituições de pesquisa, o “Brazil Test Center”, recebeu o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica – Região Sudeste, concedido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão de fomento vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

O projeto apresentado pela Motorola concorria, na categoria Processo, com 34 trabalhos enviados por empresas e instituições de pesquisa da Região Sudeste. Agora os vencedores regionais disputam a etapa nacional, que será realizada em Brasília, no dia 30 de novembro.

Desde 2003, membros do Laboratório de Desenvolvimento de Software (Labsoft) do INE são responsáveis pela execução do projeto, que tem por objetivo aumentar a produtividade de testes realizados para verificar o desempenho das funções básicas de celulares. “Para substituir os processos manuais de concepção e aplicação de testes nos telefones, foram criados programas computacionais que automatizam esses processos”, explica o professor do INE Luiz Cláudio Santos, que coordena o projeto juntamente com os colegas Ricardo Silva e Sergio Peters.

O desenvolvimento do “Brazil Test Center” permitiu a concentração de todas as atividades de verificação e integração de testes de software da empresa, antes realizadas em várias partes do mundo, como Rússia, Índia e Estados Unidos. Desde 2005, todos os celulares produzidos pela Motorola passam primeiro pelo crivo da equipe do “Brazil Test Center”, para depois chegar ao mercado mundial.

O projeto foi financiado com o apoio da Lei de Informática. Além da UFSC, são parceiros da Motorola no desenvolvimento do “Brasil Test Center”, o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.), o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) e o Instituto de Pesquisas Eldorado, de Campinas (SP).

NA UFSC, o projeto envolve cerca de 15 pessoas atualmente, entre professores, pesquisadores e estudantes de graduação e mestrado. “Além dessa equipe, outros 15 ex-alunos trabalharam no projeto, dos quais alguns foram contratados posteriormente pelo C.E.S.A.R e pela própria Motorola”, afirma Santos.

A implantação do Labsoft na UFSC foi resultado do Programa de Capacitação Tecnológica (PCT), promovido entre 1999 e 2000 pelo Instituto Eldorado em várias universidades federais brasileiras, para a formação de estudantes na área de telecomunicações. Em 2001, a UFSC foi escolhida para desenvolver projetos em parceria com a Motorola. Mais informações sobre o Laboratório são encontradas no site www.labsoft.ufsc.br

Por Débora Horn / Núcleo de Comunicação do CTC