Livro da EdUFSC repercute na França
Lenda viva, o intelectual mundialmente reconhecido Claude Lévi-Straus envia carta elogiosa aos organizadores do livro-álbum São Francisco do Sul – Muito além da viagem de Goneville, lançado recentemente pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC).
O antropólogo Claude Lévi-Straus, conhecido no Brasil pelas suas pesquisas e referenciado no livro-álbum São Francisco do Sul – Muito além da viagem de Goneville, publicado pela EdUFSC e organizado pelos professores Silvio Coelho dos Santos, Aneliese Nacke e Maria José Reis, sublinha, em correspondência aos autores, que a “fantástica” obra o “tocou vivamente”. Lévi-Straus observa que o livro “comemora de modo muito vibrante, 500 anos depois, o mais remoto contato entre a França e o Brasil”, acrescentando que o seu conteúdo “me ensina muito sobre o Estado de Santa Catarina, ao qual fiz uma curta visita quando eu vivia no Brasil há 70 anos”.
O livro tem como fio condutor a viagem do capitão Goneville, dando destaque tanto aos navios que receberam a arrojada tripulação do L’Espoir como aos grupos humanos que antecedem na ocupação da Ilha e do litoral fronteiro, deixando claro que as referências à ocupação em São Francisco do Sul remontam a cinco mil anos, fato comprovado pela existência de grande número de sítios arqueológicos, principalmente sambaquis. São Francisco é considerada a terceira cidade mais antiga do País.
Lévi-Straus, uma lenda viva da Antropologia no mundo, concluiu que o livro permite preencher, 70 anos depois da sua visita, lacunas de conhecimento, “graças a textos muito instrutivos e a uma rica ilustração”. A obra resgata extensa documentação fotográfica e apresenta importantes textos sobre cultura, meio ambiente, arquitetura, tudo enriquecido com um belíssimo projeto gráfico.
Além dos organizadores, desfilam nas 250 páginas, entre ilustrações e fotos, textos de pesquisadores e estudiosos do patrimônio histórico e cultural. Consta de capítulos específicos produzidos pelos professores Carlos Humberto Corrêa, Dalmo Vieira Filho, Hoyêdo Nunes Lins e Raquel S. Thiago. Integram ainda a obra textos complementares de Alejandro Labale, Cátia Weber, Clóvis Schwarz e Marta Cremer. Quem faz a apresentação é o atual presidente do Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan), antropólogo Antônio Augusto Arantes Neto. A edição é bilíngüe e a versão para o francês ficou por conta de Rosa Alice Mosimann.
O projeto contou com o patrocínio do Ministério da Cultura, da Bunge Alimentos S/A e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), tendo o apoio da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul e do Instituto Binot Paulmier de Goneville.
Preço do livro (subsidiado pelos patrocinadores) –
250 págs: R$ 60,00
Telefones para contato: Prof. Silvio – (48) 331-8210 / 234-3166