Hospital Universitário se prepara para realizar transplantes de órgãos
Nesta Semana Nacional da Doação de Órgãos o Hospital Universitário da UFSC tem um bom motivo para comemorar: está se preparando para realizar transplantes, por meio do projeto “Escola de Transplante de Órgãos”. A partir dessa iniciativa serão contratados profissionais especializados na área para promover a qualificação de funcionários do HU por um período de três anos. Serão cerca de 20 novos profissionais que vão capacitar aproximadamente dez médicos do HU, além de enfermeiros e fisioterapeutas, totalizando cerca de 60 pessoas beneficiadas com a qualificação. A escola está prevista para ser implantada no início de 2007.
De acordo com o gerente da Central de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes), Joel de Andrade, existem 1500 pessoas cadastradas na central, a espera de algum órgão. “A doação de órgãos é crescente, mas ela não acompanha a demanda, que também tem aumentado”, afirma. Andrade, que é também servidor do HU, ministra cursos de capacitação para a doação de órgãos aos funcionários do hospital. As aulas, que começaram no início de agosto, se estenderão até que atendam a todos os 1400 funcionários.
O hospital da UFSC pretende fazer transplantes de córnea, rins, pâncreas, rim e pâncreas conjugados, fígado e pulmões. Atualmente existem 12 instituições no estado, entre hospitais e clínicas, que realizam algum tipo de transplante de órgãos. Segundo Andrade, Santa Catarina é líder, ao lado do Rio Grande do Sul, na captação de órgãos no país, sendo 13 por milhão de habitantes a cada ano no estado.
“Com a ‘Escola de Transplante de Órgãos’, pretende-se transformar o HU em um núcleo de educação para formação de transplantadores para Santa Catarina. Além disso, integrar o HU a uma rede de pesquisas de tecnologia relacionada ao transplante”, afirma Andrade. Para realizar a iniciativa, estão em elaboração convênios com instituições como a Santa Casa, de Porto Alegre (RS), e o hospital Santa Isabel, de Blumenau (SC).
Para mais informações ligue: Seção de capacitação do HU – 3331 91 19
Por Ingrid Cristina dos Santos / bolsista em Jornalismo da Agecom



























