Livro discute interdisciplinaridade entre sexualidade, movimentos sociais e educação
Nessa segunda-feira, dia 28 de novembro, acontecerá, no Mini-auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), o evento de lançamento do livro “Movimentos Sociais, Educação e Sexualidades”. O livro foi organizado pela equipe do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), da UFSC em parceria com o Centro Latino-Americano de Sexualidades e Direitos Humanos (CLAM), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Está marcada para as 17h a realização de uma mesa-redonda que será coordenada pela professora da UFSC Mara Lago e abordará o tema “Parceria Civil, Conjugalidade e Homoparentalidade”. A mesa tem como apresentadores: Anna Paula Uziel/ UERJ, Berenice Melo Bento/UnB, Luiz Mello/UFG e Miriam Grossi/UFSC. Às 18h30m acontecerá a cerimônia de lançamento do livro “Movimentos Sociais, Educação e Sexualidades”, que faz parte da Coleção “Sexualidade, Gênero e Sociedade”. Também será lançado outro livro, chamado “Novas Famílias – Conjugalidade Homossexual no Brasil Contemporâneo”, que faz parte da mesma coleção.
O livro “Movimentos Sociais, Educação e Sexualidades” surgiu a partir do debate estabelecido entre pesquisadores, educadores e ativistas de todo país e também do exterior. É resultado de um seminário organizado pelo NIGS junto com o Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos, que aconteceu durante o II Seminário Internacional Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais – Identidade, Diferença e Mediações. O livro é composto de vários artigos que discutem temas ligados à sexualidade, aos movimentos sociais e à educação, todos estruturados em quatro eixos: homossexualidades, sexualidades e teorias, sexualidades e movimentos sociais, sexualidades e educação. O livro é organizado por Miriam Grossi, Simone Becker, Juliana Losso, Rozeli Porto e Rita Müller.
Mais informações pelo telefone do NIGS: 3331-9890 (ramal – 25)
Por Julia Fecchio/bolsista de jornalismo da Agecom